Passar para o conteúdo principal

Analista ainda tem esperanças que a Wii U possa competir com a PS4 e Xbox One

E admite que há um ano pensava de outra forma.

As vendas na indústria de videojogos conseguem ser muitas vezes misteriosas. Por vezes uma consola está na mó de cima, porque consegue convencer milhões de jogadores, e com o passar do tempo a sua popularidade pode cair a pique abrindo espaço para a concorrência.

Para estudar e prever estas mudanças muitas vezes surgem os analistas vindos de agências de análise de mercado que formulam as suas previsões sobre a indústria, por vezes com extrema exactidão e outras, muitas vezes, com nenhuma.

Desta vez foi Lewis Ward, da agência IDC, que falou sobre o estado da consola doméstica da Nintendo dentro do mercado desta geração. Apesar da Wii U não conseguir ter o mesmo sucesso comercial da PS4 e da Xbox One, o analista acredita que a consola da Nintendo está muito melhor agora do que há um ano e que poderá competir com as suas duas rivais.

"Não culpo a Nintendo por ter voltado para o poço. Se olharmos para a altura da Wii, foram lançados alguns jogo de Mario nos dois primeiros anos que continuaram a vender um volume significativo de cópias no final do ciclo da Wii."

Quando questionado sobre se a Wii U ainda teria hipóteses de ser a consola mais vendida desta geração, ou se ainda conseguiria ser competitiva contra a Xbox e a PlayStation, Ward respondeu:

"Não acredito que haja qualquer hipótese para a Wii U ser a consola mais vendida. Quanto ao facto de ainda ser competitiva, se me tivessem perguntado há um ano teria respondido que nem por sombras, mas neste momento penso que vemos sinais de esperança."

Lê também