Analista explica a causa do "Red Ring of Death" da Xbox 360
O barato sai caro.
Quem comprou uma Xbox 360 nestes últimos anos, ou meses, e que nunca teve problemas técnicos com a consola pode-se dizer que é um sortudo.
Numa recente conferência de electrónica realizada na Califórnia, Bryan Lewis, representante da Gartner Consulting, revelou alguns dados que a Microsoft nunca quis dar a conhecer a publico.
Segundo Lewis, a companhia americana optou por ser ela mesma a conceber o chip gráfico da Xbox 360, em vez de ter deixado isso a cargo de uma empresa especializada na fabricação de semicondutores.
Esta decisão deverá ter sido tomada pela vontade de economizar umas dezenas de milhões de dólares, o que acabou por sair caro, uma vez que estima-se que a Microsoft com os problemas técnicos da consola, mais conhecidos por Red Ring of Death, já tenha gasto cerca de mil milhões de dólares.
Face a estes números a empresa de Redmond parece que abriu a pestana e pediu apoio dos serviços de uma empresa reputada no ramo que está sediada nos Estados Unidos. Fala-se que essa empresa terá sido a ATI.
No final da conferência Bryan Lewis fez uma pergunta de retórica, " Se a Microsoft tivesse logo à partida contratado uma empresa especializada, poderia evitar todos estes problemas?" - respondendo - "Provavelmente. Um fabricante de semicondutores teria sido capaz de conceber um chip gráfico mais fiável que consumisse muito menos energia."
Vamos aguardar e ver se a Microsoft responde a estas declarações.