Passar para o conteúdo principal

Analistas acreditam que Genyo Takeda é o mais forte candidato a presidente da Nintendo

Para eles é improvável que Shigeru Miyamoto queira o cargo.

Genyo Takeda, será este o sucessor de Satoru Iwata?

Alguns analistas são da opinião que o director sénior da Nintendo Genyo Takeda é provavelmente o mais forte candidato a substituir Satoru Iwata como presidente da Nintendo.

Em declarações ao GamesIndustry, alguns analistas apostam forte em Takeda, que neste momento está a liderar a companhia em conjunto com Shigeru Miyamoto, até que um sucessor de Satoru Iwata seja nomeado. E acreditam que dificilmente a Nintendo nomeie Miyamoto como presidente da companhia, pois consideram que ele é visto como o "rei dos conteúdos internos da Nintendo", e que é muito pouco provável que ele queira o cargo.

"Apesar de ser uma espécie de sonho romântico ter a companhia liderada pelo pai de Mario, penso que Takeda-san tem mais experiência corporativa e tem grandes conhecimentos de hardware; foi ele quem defendeu uma nova interface para a Wii em vez de apenas uma Gamecube mais rápida com melhores gráficos," disse o analista Nick Parker.

"A alternativa ainda é uma incógnita se tivermos em conta que existe uma profunda piscina de candidatos leais e que servem a companhia há já longos anos. A Nintendo precisa de alguém que perceba a cultura da companhia, que possa responder às expectativas dos consumidores de todo o mundo, e que consiga geri-la de forma equilibrada."

Mike Schramm, analista da EEDAR, também acredita que o candidato ideal terá que ser um dos produtores principais da Wii, como Takeda, ou um outro funcionário que tenha tido experiência a desenvolver jogos na companhia.

Quem quer que seja o escolhido, Schramm acredita que enquanto que Iwata era um presidente muito focado nos consumidores, o próximo líder da Nintendo deverá focar-se mais no hardware, tentando vender o seu produto directamente em vez de se focar na sua comunidade.

"Iwata ficou reconhecido pela acessibilidade da Wii e da DS, mas o próximo líder deverá apostar na exclusividade ou em certos tipos de público," acrescentou. "Muitos dos elementos que Iwata defendeu como a diversão, imaginação, inovação, e acessibilidade, fazem parte definitivamente do ADN da Nintendo não importando quem está a liderá-la, mas o próximo líder poderá abordar esses elementos de uma forma diferente."

Lewis Ward, da agência de pesquisa IDC, disse que apesar de não poder especular sobre quem irá substituir Iwata, o historial do escolhido irá "ditar muito sobre para onde a Nintendo quer ir nos próximos anos", e que "será crucial para o sucesso a longo prazo da companhia".

Analistas acreditam que é muito pouco provável que Shigeru Miyamoto queira ser presidente da Nintendo.

Lê também