Passar para o conteúdo principal

Analistas avaliam o mercado potencial da Nintendo Switch

E opinam sobre o trailer de apresentação da consola.

Vários analistas pronunciaram-se sobre as suas primeiras impressões depois da apresentação oficial da Switch. Após terem referido que a consola não deveria custar mais do que 300 dólares, agora chegou a vez de se focarem no mercado potencial da consola.

Piers Harding-Rolls, responsável pela área de entretenimento da IHS, focou as suas opiniões no espaço que a consola pode ocupar no mercado.

"O trailer de apresentação da Switch revela um posicionamento do produto que aponta para uma defesa contra a cada vez mais robusta intrusão dos tablets e smartphones nas oportunidades que apresentam os videojogos, mas procurando ainda assim atrair os jogadores tradicionais de consola que gostam de jogar no ecrã grande das suas casas". Para este analista, a Nintendo "desenhou a Switch para oferecer uma solução flexível que cubra vários usos diferentes, mas terá que evitar oferecer uma experiência de qualidade inferior ao tentar ser para todos os utilizadores".

Ele comentou também sobre o grupo demográfico que a Nintendo quer captar através do trailer de apresentação. "Curiosamente o trailer da Switch estava orientado totalmente para os jovens adultos, o que sugere que a Nintendo está a reorientar a sua publicidade inicial para os jogadores mais tradicionais e para aqueles que gostam cada vez mais de jogar em movimento. Para conseguir o sucesso entre estes consumidores a oferta deve incluir títulos de editoras externas que estejam noutras plataformas".

Ver no Youtube

"Nintendo está a reorientar a sua publicidade inicial para os jogadores mais tradicionais"

Para este analista parece ser importante o facto de não se ter mostrado mais opções de controlo do que os comandos. A Nintendo não fez nenhuma referência ao ecrã (nem a resolução, nem à capacidade táctil), e ao contrário do que aconteceu com a 3DS e a Wii U não se viu qualquer interacção deste tipo no vídeo, limitando-se a mostrar o uso dos comandos Joy-Con e o comando Pro. O uso dos comandos nem sequer indica que haverá controlo por movimentos.

"Parece que a Nintendo descartou a detecção de movimentos na Switch e optou por uma forma mais tradicional de experiência de jogo. Isso sugere que a companhia levou a sério atrair companhias externas à consola com títulos multiplataforma. Isto poderá ajudar potencialmente a Nintendo a alcançar o seu objectivo dos jovens adultos".

Para Harding-Rolls será muito importante que a Nintendo envie uma mensagem clara ao público e relembra que a "Nintendo fracassou ao não fazer isso com a Wii U e pagou caro".

"Quem, para além dos fãs, comprará a Switch? Falta-lhe uma característica diferenciadora"

Serkan Toto, outro analista de renome, questionou a inovação do conceito da Switch mas de qualquer forma não acredita que seja isso um dos elementos mais importantes que irá definir o sucesso da consola.

"Será que é assim tão inovador combinar uma consola portátil com uma doméstica em 2016? Fico mais preocupado para quem se orienta este dispositivo. Quem, para além dos fãs, comprará a Switch? Falta-lhe uma característica diferenciadora, e penso que vai ser muito difícil para a Nintendo recuperar o mercado dos jogadores casuais, que neste momento está no sector mobile".

"No Japão, por exemplo, o sector dos jogos mobile já é duas ou três vezes maior do que o das consolas. Até a PS4 passa por dificuldades. Vai ser um grande desafio mudar esta tendência," afirmou Toto. "é muito difícil imaginar uma situação em que um número considerável de utilizadores de jogos gratuitos para dispositivos móveis mude para as consolas e compre dispositivos e jogos pagando várias centenas de dólares. São mercados diferentes muito difíceis".

Joost van Dreunen, da SuperData, acredita que a orientação do trailer de apresentação não foi a mais correcta dizendo que o mesmo não foi orientado para um grupo demográfico de forma apropriada.

"O vídeo de apresentação faria sentido se mudasses todos os adultos por crianças"

"Tenho as minhas dúvidas quanto ao público que querem captar. A Switch certamente que será mais popular entre os jovens: as suas funcionalidades estão orientadas especialmente para os pré-adolescentes e adolescentes. Embora o dispositivo não pareça tanto um brinquedo como noutros casos da Nintendo, as suas características como multijogador nos bancos de trás do carro e a possibilidade de várias pessoas jogarem com um só comando apontam para o público tradicional da Nintendo. O vídeo de apresentação faria sentido se mudasses todos os adultos por crianças".

Lê também