Analistas prevêem um futuro difícil para a Xbox 360
Consola não conseguiu cativar os casual gamers.
Vários analistas da indústria esperam que a Xbox 360 vá ter um ano complicado e que terá de lutar para manter a sua quota de mercado durante este ano. Tudo porque para eles a Microsoft não conseguiu apelar aos causal gamers.
Durante o evento Nordic Game 2008 os analistas expressaram a sua opinião sobre o futuro da Xbox 360. "Quando olhamos para a sua base instalada, a Xbox 360 irá ocupar o terceiro lugar quando já tudo estiver dito e feito", afirmou David Cole da DFC Intelligence. " A minha preocupação com uma companhia como a Microsoft é se alguma vez vão conseguir lucrar com este negócio, porque se não estão a ganhar nada, continuo sem perceber porque continuam nele."
Nick Parker, da Parker Consulting, e outro analista da Screen Digest consideram que o principal motivo para o insucesso na Europa é a sua imagem. " O problema da Xbox 360 é que não conseguiu desligar-se da imagem de consola para o jovem adulto urbano e irreverente. Também não conseguíram atrair o mercado mais ocasional dos jogos da Europa continental, de países como Espanha ou Itália." Parker, um pouco pessimista assinalou que "ainda por cima já há rumores de que a Xbox 360 já está a ser retirada de algumas lojas."
Parker acrescentou que a Microsoft não aprendeu nada com os erros cometidos com a primeira Xbox, e que as suas políticas iniciais de preços e distribuição alienaram muitos consumidores de toda a Europa. Parker ainda disse, "Se falarem com pessoas de Sevilha ou de Roma, elas não estão interessadas nela. São jogadores mais ocasionais que não querem jogos tão competitivos."
David Cole, não considera estes aspectos assim tão negativos dizendo que, "se quiseres um jogo de tiros na primeira pessoa, claramente que vais querer uma Xbox 360 e isso será assim durante anos. No entanto os esforços, para publicitar a consola para fora desse publico, foram desastrosos."
Relativamente a vendas, apesar de terem sido vendidas 19 milhões de Xbox 360 em todo o mundo, os analistas consideraram que a atitude da companhia perante o numero de vendas foi demasiado na defensiva, e que só agora, que os números de vendas estão a baixar, é que a companhia percebeu que os Estados Unidos são a sua bóia de salvação.
David Cole chegou mesmo a afirmar que "existe sempre o risco" da Microsoft reconsiderar a sua situação e lugar no mercado e industria de videojogos.
Apesar de tudo a Xbox 360 não foi a única visada, os analistas também falaram um pouco das concorrentes, dizendo que a Sony vai ter problemas em rentabilizar a PS3 e questionam o rendimento comercial da Wii a longo prazo.