Anthem Next está morto e enterrado
BioWare foca-se em Dragon Age, Mass Effect e Star Wars: The Old Republic.
É um dia triste para a indústria, ou talvez não. Mas a verdade é que Anthem Next acaba de ser cancelado pela BioWare.
Anthem Next seria uma espécie de reboot do jogo original, que foi tão mal recebido pelos jogadores, devido a promessas não cumpridas, onde o produto final estava a anos luz do que tinha sido mostrado na altura da sua revelação.
Numa nota de informação, Christian Dailey da Bioware, explica o porquê da decisão tomada e que a equipa trabalhou arduamente no jogo durante todo este tempo, mas em 2020 tiveram muitos contratempos e a pandemia provocada pelo COVID-19 veio ditar este desfecho.
"No espírito de transparência e encerramento, quisemos partilhar que tomámos a difícil decisão de parar o nosso novo trabalho de desenvolvimento de Anthem (conhecido como Anthem NEXT). No entanto, continuaremos a manter o serviço de Anthem a funcionar como existe nos dias de hoje.
Durante o desenvolvimento, fornecemos atualizações revelando algum do trabalho da equipa através de posts em blogues e conversas convosco nas redes sociais e tem sido inspirador para nós ver as reações positivas e o feedback. Tenho estado incrivelmente orgulhoso do trabalho que a equipa tem vindo a fazer, e entusiasmado por ver e jogar cada nova construção da experiência.
Desde o lançamento de Anthem, a equipa tem trabalhado arduamente para melhorar continuamente o jogo, lançando múltiplas atualizações que trouxeram consigo uma variedade de melhorias e introduziram novos conteúdos para jogar. No final de 2019, expandimos esse esforço e começámos a trabalhar numa reestruturação mais fundamental do jogo.
No entanto, 2020 foi um ano diferente de qualquer outro e, embora continuemos a fazer progressos em todos os nossos projetos de jogo na BioWare, trabalhar a partir de casa durante a pandemia teve um impacto na nossa produtividade e nem tudo o que tínhamos planeado como estúdio antes da COVID-19 pode ser realizado sem colocar stress indevido nas nossas equipas.
Sei que isto será dececionante para a comunidade de jogadores de Anthem que têm estado entusiasmados por ver as melhorias em que temos estado a trabalhar. É também dececionante para a equipa que estava a fazer um trabalho brilhante. E para mim pessoalmente, foi Anthem que me trouxe à BioWare, e os últimos dois anos têm sido algumas das experiências mais desafiantes e gratificantes da minha carreira.
O desenvolvimento do jogo é difícil. Decisões como estas não são fáceis. Seguindo em frente, precisamos de concentrar os nossos esforços como estúdio e fortalecer o próximo Dragon Age, e títulos Mass Effect enquanto continuamos a fornecer atualizações de qualidade a Star Wars: The Old Republic.
À comunidade de Anthemo, obrigado pela sua paixão e criatividade. Os vossos comentários e sugestões ajudam certamente a moldar a direção da equipa e, a título pessoal, a vossa gentileza e encorajamento foram muito necessários no ano passado.
Por favor, mantenham-se seguros e sejam gentis uns com os outros. Fortes sozinhos, mais fortes juntos."
Este foi o comunicado proferido por Christian Dailey, que descreve o que se passou em 2019 e principalmente as dificuldades vividas em 2020. O jogo não sobreviveu às criticas e nem a tentativa de o ressuscitar foi conseguida. Resta agora saber até quando se manterão disponíveis os servidores do jogo.