Antigo patrão da PlayStation deixa mensagem indelicada a quem não gosta da personagem de Ghost of Yōtei
"Por que não fazes tu mesmo o jogo que queres?"
A recente revelação de Ghost of Yōtei durante o State of Play foi uma das grandes surpresas do evento, mas também gerou alguma contestação.
A sequela direta de Ghost of Tsushima passa-se no ano de 1603, em Hokkaido, uma região do Japão muito afastada do controlo dos clãs samurais da ilha de Tsushima. Com este novo cenário, o jogo introduz uma nova protagonista, Atsu, uma ronin feminina que adota a identidade de Ghost, em homenagem ao legado de Jin Sakai, o protagonista do jogo anterior.
A introdução de Atsu já provocou reações menos positivas entre os fãs. Alguns jogadores expressaram insatisfação com a mudança de um protagonista masculino para uma personagem feminina, algo que levou o antigo executivo da Sony, Shawn Layden, a responder diretamente.
Layden disse que se os jogadores não gostarem da direção criativa do jogo, têm a opção de não o comprar, salientando que Ghost of Yōtei é o resultado dos esforços de uma equipa criativa que acredita na sua visão.
Apesar das críticas, existe um grande entusiasmo à volta das novas caraterísticas que o jogo promete. Para além do novo cenário e protagonista, a Sucker Punch Productions revelou que a narrativa de Ghost of Yōtei será mais centrada nas escolhas do jogador, permitindo um maior grau de controlo sobre a evolução da história. Destaca-se também a presença de novas mecânicas, incluindo o uso de armas de fogo, uma novidade em relação ao jogo original, e a introdução de um lobo como companheiro de Atsu.
Para além disso, a estética do jogo mantém-se fiel à beleza e à atmosfera feudal do Japão, transportando os jogadores para o ambiente montanhoso de Hokkaido, com os seus vastos campos e tundras geladas.
Quanto ao seu lançamento, Ghost of Yōtei será exclusivo da PlayStation 5 e está previsto para 2025. Embora ainda não exista uma data exata, o jogo deverá ser um dos grandes lançamentos do ano, mantendo o legado de Ghost of Tsushima enquanto explora novas direções narrativas e de jogabilidade.
"1 É um jogo. Um entretenimento. Uma história em que uma equipa de criadores acredita. Eles querem fazer isto.
2 É um jogo. Se não gostas do jogo, não o compres. Na verdade, porque não fazes o jogo que queres?"