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Antigo patrão da PlayStation diz que a indústria está num colapso criativo

Estrangulada pelos blockbusters e remakes.

Crédito da imagem: PlayStation

Durante a Gamescom Asia, obrigado Gamesindustry.biz, Shawn Layden, ex-diretor executivo da PlayStation, manifestou uma opinião crítica sobre a indústria dos videojogos, afirmando que existe um “colapso da criatividade” devido à excessiva dependência dos sucessos comerciais. Layden salientou que os elevados custos de produção dos jogos AAA, que muitas vezes ascendem a centenas de milhões de dólares, reduzem a tolerância ao risco, encorajando a criação de sequelas e cópias de jogos populares.

Este cenário, segundo Layden, está a sufocar a inovação e a eliminar os estúdios AA, que outrora traziam novas ideias para o mercado mais rapidamente e com menos recursos.

A abordagem atual, centrada em grandes produções e estratégias de monetização, está a impedir a produção de jogos com conceitos criativos e orçamentos mais reduzidos. Defende que os jogos de menor escala, que dão prioridade à originalidade em detrimento do lucro imediato, poderiam revitalizar a indústria, trazendo uma diversidade que está a ser ameaçada pela concentração dos estúdios e pelos elevados custos de produção.

Além disso, Layden comentou o uso da inteligência artificial nos jogos, dizendo que, embora seja uma ferramenta útil, não deve ser vista como uma solução mágica. A IA está presente na indústria há décadas e, assim como outros softwares, deve ser usada para agilizar processos, mas não como substituta da criatividade humana.

O cenário de dependência dos blockbusters e da padronização das produções AAA é visto por Layden como uma “sentença de morte” para a indústria se não houver uma mudança de mentalidade. Exemplos como Hi-Fi Rush, que trouxe uma visão criativa, mostram que ainda há espaço para a inovação, mas estúdios como o que o produziu sofrem constantes pressões para o sucesso financeiro imediato.

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