Antigo produtor da Naughty Dog explica porque é que Xbox One/PS4 nunca terão gráficos ao nível das CGI
E acredita que a resolução 4K nas consolas só daqui a duas gerações.
Desde há muitos anos, talvez desde que surgiram os primeiros jogos com introduções e sequências em CGI, que se tem falado sobre as consolas atingirem essa qualidade gráfica nos próprios jogos. Apesar de termos vivido grandes saltos evolutivos em termos de hardware, segundo o antigo produtor da Naughty Dog, John Hable, ainda não será nesta geração que iremos ter jogos ao nível da qualidade gráfica dos filmes de animação.
Em entrevista com o GamingBolt, Hable contou que, "Sinceramente é difícil dizer. Penso que ainda demorará bastante tempo. As consolas actuais são muito melhores que as anteriores, mas os trailers também estão a ficar melhores. Se realmente queres atingir aquele nível de qualidade então precisas de um sem número de triângulos com sombras muito longas. É muito fácil obter uma imagem com uma iluminação global foto realista mas é muito díficil de consegui-la em tempo real."
Hable contou que serão necessárias duas gerações, ou mais, até que as consolas atingam gráficos ao nível das CG com resolução 4K.
"Não tenho uma boa resposta para vos dar, mas acho que irá demorar mais do que vocês pensam. Daqui a uma geração de consolas parece-me muito rápido. Talvez daqui a duas gerações? Será talvez na era da PS6 e da quinta geração da Xbox? E se precisarmos de renderizar a 4K então adicionem mais uma geração, o que nos coloca na PS7 e na Xbox da sexta geração. Vai demorar."
Hable explicou que os orçamentos também são um problema, uma vez que a indústria do cinema consegue gastar milhões de dólares que uma produtora ou editora de jogos não consegue pagar.