Apex Legends From the Rift - Principais novidades da Temporada 23
Lifeline no centro das atenções.
Apex Legends continua a dominar numa secção bastante preenchida do mundo dos videojogos, e uma das razões que explica o seu sucesso é o constante apoio por parte da EA e da Respawn Entertainment. O jogo recebe novas temporadas de forma regular que introduzem várias melhorias, mecânicas, cosméticos e Battle Pass, o que ajuda a manter o gameplay fresco e atrativo mesmo anos após o lançamento.
Depois de Shockwave, Apex Legends prepara-se para receber a sua 23ª temporada - From the Rift. Numa entrevista com os produtores do jogo, foram-nos dadas em primeira mão várias novidades sobre a mesma: apesar de não ser tão impactante como a temporada anterior, existem ainda assim vários conteúdos que entusiasmarão os jogadores.
Design e poderes de Lifeline revistos
A mudança mais drástica relacionada com From the Rift prende-se com a revisão de Lifeline, uma das Legends originais do jogo. Após constatar um atraso mecânico face às outras personagens do jogo, a Respawn decidiu melhorar esta médica de suporte, conferindo-lhe novas habilidades que lhe dão maior destaque.
"A equipa trabalhou arduamente na sua modernização, eliminando o peso que a estagnou, e mantendo a fantasia de médico de combate que ajuda a mantê-la a par do ritmo de Apex Legends.", comenta Evan Funnell, designer do jogo, relativamente às mudanças de Lifeline.
Para além de um visual melhorado, Lifeline terá habilidades passivas mais abrangentes: agora é possível agarrar D.O.C. para planar durante alguns segundos ou usá-lo para reavivar aliados próximos/ atribuí-lo a um colega para o curar. Estas mecânicas não só poderão ajudar a alterar o rumo do jogo mas são também bastante úteis para percorrer o mapa e ultrapassar zonas mais desafiantes.
Por fim, é importante destacar a sua habilidade Ultimate, que também mereceu atenção por parte da equipa. Agora, Lifeline pode atirar D.O.C. e criar um anel protetor, denominado Halo Shield System, que para além de proteger de balas inimigas, cura a saúde dos jogadores que se encontram dentro dele. No entanto, esta proteção não inclui um teto, pelo que é necessário prestar atenção a ataques aéreos ou granadas.
As personagens de suporte - na qual se inclui Lifeline - são um dos destaques desta 23ª temporada, com a Respawn a atribuir-lhes novas habilidades que vão levar os jogadores a escolhê-las mais frequentemente. Uma dessas habilidades chama-se Heal Expert Perk, que fará com que estas personagens não abrandem quando estão a curar alguém; a outra denomina-se Revive Speed Perk, que permite a estas Legends de suporte curarem aliados 25% mais depressa.
Rifts Relics a caminho
Ao lado da revisão de Lifeline, o outro grande destaque de From the Rift é a chegada de Rift Relics. Se jogas Apex Legends, deverás ter reparado que, no céu, é possível ver vários rasgos cósmicos; sempre que vires um relâmpago proveniente de um destes rasgos, segue o feixe de luz para obteres um novo tipo de loot, chamado Rift Relics (podem conter armas ou Boost Kits).
Estes Rift Relics são diferentes de tudo aquilo que podes encontrar em look ordinário, quer em termos de poder, quer em termos de funcionalidade. "De muitas formas, alguns Rift Relics podem funcionar como uma peça histórica de Apex ou Titanfall, e acho que muitos dos nossos jogadores ficarão felizes em descobrir que muitos destes novos itens serão familiares", afirma Mike Button, chefe de eventos.
Nova arma
Como seria de esperar, From the Rift traz também mudanças na meta das armas, e é importante destacar um novo cosmético melee a caminho do jogo: a Raptor's Claw. O estúdio quis fazer algo que aliasse design e funcionalidade num único item, sendo que pode ser obtido na Void Mercenary Store de 5 de novembro a 7 de janeiro. Elegante, mortal e pronta para atacar, os jogadores não devem perder a oportunidade de apanhar esta icónica arma de combate corpo a corpo, destilando medo por todo o campo de batalha.
From the Rift vem empacotado com várias medidas anti-cheat, de maneira a tornar o jogo o mais justo possível. A equipa tem trabalhado arduamente nos bastidores em iniciativas que serão disponibilizadas nas próximas semanas e que prometem reduzir o impacto dos batoteiros. "O nosso objetivo é estar sempre a melhorar o anti-cheat, queremos que o impacto dos nossos esforços se sinta no jogo e nas coisas que os jogadores vêem e sentem", afirma Evan Nikolich, Design Director.
Novos Battle Passes
Por fim, resta-me apenas falar do Battle Pass Split 1, que inclui vários itens que vão certamente agradar aos jogadores. Será possível desbloquear a lendária skin “Star Cluster” de Ash, a Mozambique "Energy Flux", a skin lendária "Anomalia Astral" do Caustic e a Rampage "Lethal Dose"; para além de tudo isso, os jogadores poderão também contar com 10 Legendary Exotic Shards, skins épicas, banners, emotes, Weapon Charms e muito mais.
Por sua vez, é importante mencionar que os detentores do Ultimate Battle Pass ou Ultimate+ Battle Pass terão direito a recompensas extra, incluindo algumas recompensas instantâneas.
De uma forma geral, e se compararmos com tudo aquilo que foi introduzido na Temporada anterior, From the Rift está bastante leve relativamente a novos conteúdos, mas são adições bem-vindas que ajudarão a manter o jogo mais vivo, justo e desafiante. Tal como dissemos anteriormente, o grande destaque vai para a revisão de Lifeline e a introdução de Rift Relics, e veremos se as próximas temporadas trazem mudanças substancialmente maiores.