Passar para o conteúdo principal

Apple Arcade em problemas por culpa da própria Apple

Criadores criticam a companhia.

Crédito da imagem: Apple

O Apple Arcade é o serviço por subscrição da Apple, através do qual podes aceder a jogos nos dispositivos iOS e Mac. De acordo com diversas pessoas a trabalhar na indústria, o serviço poderá estar a passar por grandes dificuldades devido à gestão da própria dona do serviço.

O mobilegamer.biz conversou com diversas fontes, que pediram anonimato, com diversas críticas a apresentar à Apple, que poderá estar a preparar o fim do serviço ou uma transformação radical.

Estas fontes afirmam que a Apple reduziu o dinheiro que pagava para ter jogos no serviço e que retrocedeu na aposta em projetos originais. Atualmente, apenas aposta em franquias já conhecidas ou propriedades para as famílias. Algumas das fontes descrevem uma boa e lucrativa relação com a Apple, mas outras dizem que a companhia fica incomodada quando as produtoras entram em acordo com outros serviços, especialmente com a Netflix.

O dinheiro pago para colocar jogos no serviço diminuiu, a aposta em títulos originais também e a mudança de estratégia não foi bem comunicada aos criadores. Uma das fontes diz mesmo que a Apple cessou a comunicação de um momento para o outro, e vários comentam que os prémios por atividade desceram imenso. Outros contaram que ficaram confusos com a Apple e que viram uma companhia com um serviço sem direção e a caminhar para a morte.

No meio das críticas, surgem elogios ao Apple Arcade por parte de estúdios que não sobreviveriam sem este apoio da Apple, mas parece existir um receio geral sobre o futuro do serviço. Problemas em obter apoio e publicidade para promover um jogo Apple Arcade contrastam com o que relatam da Netflix, que parece tornar-se mais atrativa para quem deseja lançar jogos mobile.

Lê também