Apple defende iPod Touch atacando Sony e Nintendo
Continua a intitulá-lo de máquina de jogos.
A Apple apresentou as novidades da sua gama iPod, com uma renovação completa (iPod Shuffle, iPod Nano, iPod Classic, e iPod Touch) com várias novidades para cada modelo. Por exemplo, o modelo Nano inclui agora rádio FM, podómetro e câmara de vídeo, enquanto que o modelo mais clássico ganhou um disco rígido maior.
O iPod mais orientado para os jogos continua a ser o iPod Touch graças às suas capacidades e ao uso do iPhone OS, o sistema operativo do telemóvel multimédia da companhia. Neste caso mantém-se o modelo de 8GB baixando o seu preço, ao mesmo tempo que vão ser introduzidos outros dois novos, diferenciados pela sua maior capacidade de memória /32GB e 64GB), mas por dentro foram feitas mais algumas mudanças.
o iPod Touch continua sem ter câmara incorporada, mas recebe um hardware mais potente (na linha do iPhone 3GS) e suporte para a tecnologia Open GL ES 2.0, com o que esperam dar-lhe um novo impulso adicional às suas capacidades para videojogos, uma linha publicitária que a companhia tem vindo a reforçar há alguns meses, com um protagonismo crescente também nas campanhas para o iPhone.
Nesse sentido a Apple voltou a apostar forte no seu dispositivo, enquanto atacou a PSP e a Nintendo DS. Philip W. Schiller, vice-presidente de marketing para os produtos Apple, disse no evento que o iPod Touch e o iPhone são plataformas de jogos superiores às consolas portáteis da Sony e da Nintendo, atacando as suas capacidades multimédia, diferenças de hardware (especialmente o ecrã multitáctil da Apple) e os preços.
No evento sublinhou-se que o preço de topo do jogos para estes dispositivos ronda os 8 euros, enquanto que na DS o preço ronda os 35 euros e na PSP 40 euros. "Isso é demasiado caro," disse o executivo, que defendeu as virtudes e os benefícios da distribuição digital através da App Store.
Foi também destacado o catálogo disponível com mais de 21 mil títulos nas categorias de jogos e entretenimento, contra os 3.680 títulos para a Nintendo DS e os 607 para a PSP.
O dispositivo está a ganhar cada vez mais apoio com a Electronic Arts a apresentar a versão de Madden NFL 10 para o iPhone e a Ubisoft apresentou Assassin´s Creed 2.
O modelo de 8 GB é a opção mais económica custando 179 euros, enquanto que os outros dois, o de 32 e 64 GB vão custar 269 e 359 euros respectivamente.