Passar para o conteúdo principal

Apple não perdoa à criadora de Fortnite

Revoga a sua licença de produtora.

Crédito da imagem: Epic Games

A Apple descreve a Epic Games, conhecida por Fortnite e o seu Unreal Engine, como uma companhia “não é de confiança”, o que a levou a encerrar a sua conta de produtora, travando os planos de colocar novamente Fortnite nos dispositivos iOS.

A Epic Games pretendia disponibilizar novamente a versão iOS de Fortnite na sua loja na Europa, após a dona do iPhone comunicar que iria respeitar as novas leis europeias, através das quais é obrigada a permitir adquirir apps em lojas alternativas. Tim Sweeny, CEO da Epic, criticou a Apple quando a companhia confirmou que iria obedecer às novas leis, mas confirmou pouco depois que receberam uma licença de produtora para desenvolver para produtos Apple.

Isto colocou a Epic Games numa rota que lhe permitiria colocar Fortnite nos dispositivos iOS, através de uma nova versão da sua Epic Games Store, mas agora alega que a Apple encerrou a conta de produtora da Epic Games Sweden AB, subsidiária que seria usada para estes esforços, o que a impede de lançar apps para iOS.

A Epic Games partilhou emails trocados com executivos da Apple, nos quais lhes pedem acordos escritos que vai agir de boa fé, tendo em conta os recentes comentários de Sweeney nas redes sociais e as suas ações no passado, quando quebrou acordos com a Apple. Sweeney respondeu que estavam a agir de boa fé e que iriam cumprir com todos os acordos efetuados com a Apple.

No entanto, a equipa legal da Apple acabou por responder a Sweeney que a sua resposta não chega e “não é credível” pois a história mostra que “não se pode confiar na Epic”. O departamento legal da Apple menciona os recentes ataques do CEO da Epic à Apple nas redes sociais e refere ter preocupações válidas sobre as intenções da Epic no iOS.

Sweeney diz que isto mostra os esforços da Apple em travar quaisquer possíveis concorrentes, especialmente uma forte, o que também poderá servir para causar medo entre outras companhias, uma vez que pode revogar a qualquer momento licenças de produção.

Lê também