Passar para o conteúdo principal

"Apple é o inimigo do futuro"

Nintendo deixa isso bem claro.

Parece que os tempo em que a Nintendo ignorava os dispositivos da Apple como possível concorrência das suas plataformas são coisas do passado: o próprio Satoru Iwata já classificou a empresa dirigida por Steve Jobs como o inimigo a abater no futuro.

Isto acontece após a companhia japonesa ter tornado público os seus resultados, em que pela primeira vez em seis anos houve um declínio significativo. Segundo os analistas não existem motivos de preocupação a curto prazo porque as vendas da Wii continuam a ultrapassar em quase o dobro as da PS3 nos Estados unidos, mas começa-se a ver cada vez mais casos de produtoras que optam pela plataforma da Sony em detrimento da plataforma da Nintendo.

Segundo fontes próximas, neste momento a Nintendo está a apressar-se para tentar recuperar a capacidade de surpreender que sempre a caracterizou. Mas a Apple aproxima-se perigosamente, e isso poderia prejudicar um negócio que até agora lhes foi incrivelmente lucrativo. A Nintendo apostou por um novo tipo de público que afirma preferir o seu iPhone à Nintendo DS.

Para além disso, apesar da última aventura de Mario para a Wii ter vendido perto de 15 milhões de unidades em todo o mundo, ficou patente que o ritmo de publicação de jogos considerados blockbusters desceu durante o último ano, o qual há que somar os efeitos da actual crise económica.

No entanto o grande problema parece estar no hardware. Apesar das vendas estarem a correr bem, a inferioridade técnica da Wii frente à Xbox 360 e PS3 está cada vez mais clara e evidente, reflectindo-se nos números que são 21% inferiores aos do ano anterior, e que causaram uma redução nos lucros de 279 a 228 milhões de ienes.

Há que juntar ainda a isso, o lançamento do iPad que está aí ao virar da esquina.

Lê também