Apple lança serviço de subscrição
Produtores poderão ganhar até 100%.
A Apple anunciou hoje o lançamento de um serviço de subscrições para os editores de conteúdos para a App Store.
Agora jogos, músicas, revistas, vídeos, jornais, etc poderão ser comprados tendo por base subscrições, que poderão ser adquiridas quer na App Store, bem como, esta é a grande novidade, directamente nos portais, ou sites dos produtores dos conteúdos.
De acordo com o comunicado, "As subscrições adquiridas dentro da App Store vão ser vendidas através do mesmo sistema de facturação da App Store que foi usada para comprar milhões de aplicações em compras dentro das aplicações. Os editores definem o preço e a duração da subscrição (semanal, mensal, quinzenal, trimestral, bianual ou anual). Depois, com o one-click, os clientes escolhem a duração da subscrição e o valor é cobrado automaticamente baseado no seu período de subscrição (semanal, mensal, etc.).".
Se a subscrição for feita dentro da App Store, a Apple cobrará os normais 30 porcento, mas se por outro lado a subscrição for adquirida fora da App Store, o produtor ganhará 100 porcento do valor.
Steve Jobs, CEO da Apple, comenta sobre esta nova modalidade, "A nossa filosofia é simples - quando a Apple traz uma nova subscrição para a aplicação, a Apple ganha uma comissão de 30 por cento; quando o editor traz um subscritor novo ou existente para a aplicação, o editor fica com 100 por cento e a Apple não ganha nada. Tudo o que queremos é que, se um editor está a fazer uma oferta de subscrição fora da aplicação, a mesma oferta (ou melhor) seja feita dentro da aplicação, para que os clientes possam facilmente subscrever através do one-click dentro da aplicação. Acreditamos que este é um serviço de subscrição inovador que vai dar aos editores uma nova oportunidade para expandir o acesso digital aos seus conteúdos no iPad, iPod touch e iPhone, e que irá deliciar tanto os novos subscritores como os existentes."
Este formato fará certamente aumentar ainda mais o número de aplicações produzidas para os sistemas da Apple.
Esta é certamente uma resposta ao crescimento de outras lojas para os aplicativos móveis, bem como do aparecimento em cena do PlayStation Suite.