Apple obrigada a permitir ligações para formas alternativas de pagamento dentro das apps iOS
Caso contra a Epic teve impacto nas políticas da Apple, mas a Epic não se ficou a rir.
O caso da Epic Games contra a Apple terminou com o tribunal a decretar que a dona do iPhone terá de permitir aos criadores de jogos e Apps apresentar ligações para formas alternativas de pagamento, dentro das apps.
O tribunal concordou apenas com um dos 10 pontos apresentados pela Epic Games contra a Apple, decretando que terá de efetuar essa mudança nas suas políticas e permitir aos criadores algo que há muito pediam, mas de resto a Epic Games perdeu.
Esta medida terá efeito a partir de 9 de Dezembro de 2021 e permitirá aos criadores apresentar formas de pagamento que não obrigam a pagar à Apple os 30% das receitas geradas a partir das aplicações distribuídas na sua loja digital.
O tribunal concordou que a Epic quebrou o contrato assinado ao permitir a compra direta de V-Bucks em Fortnite, contornado a percentagem de 30% à Apple, o que resultará no pagamento 30% de 12 milhões de dólares da Epic à Apple.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, comentou que não está nada contente com o resultado e diz que não foi uma vitória para os consumidores, prometendo continuar a lutar por justiça no mercado e na concorrência.
Segundo diz, Fortnite só voltará à loja iOS quando a Epic conseguir que o cliente poupe dinheiro e não seja forçado a pagar dinheiro à Apple.