Apple poderá ser forçada a permitir download de apps fora da sua loja
Se nova lei europeia for aprovada.
Após uma longa batalha para o impedir, a Apple poderá ser forçada a permitir o download de aplicações e jogos fora da sua loja nos seus dispositivos.
Esta nova lei da União Europeia, o Ato dos Mercados Digitais, ainda não foi aprovada no Parlamento Europeu, mas se isso acontecer, poderá entrar em vigor em outubro de 2022 e obrigar a Apple a aceitar algo contra o qual luta com todas as suas forças.
Isto poderá significar que a Apple será forçada a permitir aos utilizadores aceder a outras lojas e aplicações de outras entidades nos seus dispositivos. O chamado "download à parte" é algo contra o qual a Apple luta pois considera que representa demasiados riscos para a segurança dos utilizadores.
Desta forma, a Epic Games poderá ver finalmente o seu desejo realizado, pelo menos na Europa, conseguindo apresentar Fortnite e as suas micro transações diretamente ao consumidor, fora da loja da Apple e sem a necessidade de pagar comissões.
Johannes Bahrke, porta-voz da União Europeia, disse ao The Verge que o dono do smartphone deve ter a liberdade para escolher como quer usar o seu dispositivo, enquanto Emma Wilson da Apple alertou para os possíveis problemas na privacidade e segurança que isto significará para os utilizadores.