Apple proíbe jogo Phone Story
Jogo critica como são feitos os telemóveis.
A App Store da Apple retirou um título que critica em tom de humor os processos de produção dos telemóveis na atualidade.
o jogo Phone Story inclui quatro secções através de um mesmo número de mini-jogos que se focam nas diferentes fases da produção dos telemóveis.
Um desses mini-jogos levam-nos até ao Congo, onde se extrai o mineral Coltan, material necessário para o fabrico dos telemóveis e cujo processo de extração foi duramente criticado pelos organismos internacionais devido à sua relação com as guerras e situações desfavoráveis para a sociedade daquele país.
Esta visão satírica do negócio dos smartphones avança nos seus mini-jogos até situar-nos perante o último passo do processo, a venda nas lojas, colocando-nos num estabelecimento comercial onde devemos vender telemóveis pertencentes a uma marca fictícia cuja a imagem de marca é uma pêra de cor branca.
A razão oficial pela qual o título foi retirado é porque apresenta temas ou conteúdos de impacto que fazem referência a realidades sociais que não devem ser tomadas como uma brincadeira, como a exploração de menores de idade.
A Molleindustria, produtora de Phone Story, encontra-se neste momento a pensar se deve modificar os conteúdos do título ou se prescinde da versão iOS.