Apple revela estagnação nas vendas do iPhone
Apesar dos seus lucros continuarem altamente positivos.
A Apple revelou os resultados financeiros para os últimos quatro meses, nos quais podemos observar que a companhia Norte Americana registou lucros na ordem dos $18.4 mil milhões. No entanto, nem tudo é motivo para sorrir.
Pela primeira vez na história do iPhone, desde que foi lançado em 2007 mais precisamente, a Apple registou o crescimento mais lento nas vendas do seu smartphone, apenas 1% em relação ao mesmo período no ano anterior. Segundo dados da companhia, foram vendidas 74.8 milhões de unidades do iPhone em todo o mundo, comparado com as 74.4 milhões de unidades no mesmo período no ano anterior.
Apesar do iPhone permanecer a galinha dos ovos de ouro da Apple, sendo o seu produto que mais receitas gera, estes dados indicam que as vendas estão a abrandar, a estagnar.
O mesmo poderá ser dito das vendas do iPad que apesar da chegada do iPad Pro, não conseguiram vender mais do que 16 milhões de unidades em todo o mundo, uma descida de 25% em relação ao ano anterior. As vendas das unidades Mac, desceram 4%.
Na categoria "Outros Produtos", onde a Apple engloba a Apple TV, Apple Watch, os produtos Beats, iPod e acessórios da Apple ou terceiras, tive um crescimento de 62% em relação ao anterior ano. As receitas geradas pela categoria "Serviços", onde constam o Apple Pay e o AppleCare, cresceram 26%.
Apesar deste crescimento, as suas receitas não se comparam às do iPhone e mesmo referindo vendas recorde para o Apple Watch, a marca de Cupertino não revelou números específicos.
Depois de uma boa prestação do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, os consumidores não parecem ter ficado convencidos com as actualizações do iPhone 6S e iPhone 6S Plus, colocando mais pressão no iPhone 7.
Pela primeira vez em dez anos, a Apple espera que as receitas desçam nestes quatro meses, ficando algures entre $50 mil milhões e $53 mil milhões.