A linha iPhone 16 é um grande passo para os jogos AAA
Chip A18 promete desempenho gráfico.
A Apple anunciou o lançamento do iPhone 16, que marca uma mudança importante nas capacidades gaming de alto desempenho para dispositivos móveis. Ao contrário do ano passado, em que apenas os modelos Pro do iPhone 15 ofereciam suporte para jogos AAA com gráficos de última geração, toda a gama iPhone 16 promete agora oferecer esta experiência.
A nova série iPhone 16 é equipada com o chip A18, que proporciona um aumento de 30% no desempenho da CPU e de 40% no desempenho da GPU em comparação com o modelo anterior. Este aumento do poder de processamento, incluindo a introdução do ray tracing acelerado por hardware, significa que mesmo os modelos básicos, como o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, podem executar títulos exigentes, como Assassin's Creed Mirage e Resident Evil 4.
Esta é uma mudança importante para a Apple, que anteriormente restringia esta capacidade aos dispositivos mais dispendiosos. Agora, os utilizadores que optarem pelos modelos mais acessíveis não terão de comprometer a experiência de jogo. Embora algumas informações anteriores tenham indicado desempenho variável em jogos AAA no iPhone 15 Pro, a expetativa é que a nova geração de dispositivos ofereça uma experiência mais consistente.
Para além das melhorias no desempenho, os novos iPhones trazem inovações como o botão físico de controlo da câmara e o botão de ação, anteriormente exclusivos dos modelos Pro. Os preços do iPhone 16 começam nos 989€, enquanto o iPhone 16 Plus tem um preço inicial de 1139€. Os modelos Pro, que continuam a oferecer caraterísticas premium, começam em 1249€ para o modelo de 6,3 polegadas, com o Pro Max de 6,9 polegadas desde 1499€.
A venda dos novos dispositivos começa a 20 de setembro, com as pré-encomendas disponíveis a partir de 13 de setembro. A atualização do sistema operativo iOS 18, que incluirá um novo modo de jogo, será também lançada na próxima semana, complementando as novas capacidades dos dispositivos.