"Arc mais fácil de desenvolver que Natal"
Sony acredita que terá mais jogos que concorrente.
A Sony acredita que o seu controlador por movimentos, com nome de código Arc, não vai ter que suar muito para ter o apoio das third-party graças à facilidade que as produtoras vão encontrar ao produzir jogos que usem a tecnologia.
"Do ponto de vista das third-party, é muito mais fácil de desenvolver jogo, podes usar o mesmo código base que usas actualmente na PS3 ou na Xbox 360 ou até mesmo na Wii para teres um jogo compatível com a tecnologia," disse Rob Dyer, da SCEA ao site IndustryGamers.
"Com o Natal não podes fazer isso. Tens de fazer um código base completamente separado e a sensação que tenho é que nós iremos ter muitos mais jogos, muito mais inovação - particularmente com a câmara e com a precisão - frente àquilo que vais ter com o Natal e com a Wii."
Dyer também descartou a hipótese do Arc ser lançado no final do ano com jogos de fraca qualidade. Ele acredita mesmo que a sua tecnologia vai contar com melhores jogo que o Natal.
"Posso garantir-vos que não é isso que irão ver," disse ele. "O facto de usarmos a câmara muda tudo. Penso que a imprensa esqueceu-se que a Sony tem vindo a usar a câmara já há mito tempo. Esta é agora a nossa segunda iteração. Sabemos o que o consumidor quer no que toca a usar a câmara e sabemos quando eles querem ter algo nas suas mãos ou não."
"Penso que o Natal vai ter alguns jogos sensacionais que irão funcionar muito bem, mas nós vamos ter aquilo que penso que sejam melhores jogos porque já aprendemos muito com a câmara. Já fazemos isto há algum tempo... não é a nossa primeira incursão neste negócio."
A Sony começou com a tecnologia de movimentos nos tempos da PS2 com o EyeToy, uma tecnologia que sofreu uma evolução com o PlayStation Eye na PS3, onde já surgiram títulos como o EyePet.