Arcane da Netflix é a série de animação mais cara de todos os tempos
$250 milhões para duas temporadas.
A série Arcane, derivada de League of Legends, estabeleceu um recorde como a série de animação mais cara alguma vez realizada, com um investimento de cerca de 250 milhões de dólares ao longo das suas duas temporadas, tal como reportado em exclusiva pela Variety.
Este valor, que inclui tanto os custos de produção como os de promoção, resulta da meticulosa adaptação do popular universo de League of Legends a um novo suporte por parte da Riot Games. A primeira temporada, lançada em 2021 na Netflix, foi um sucesso tanto a nível crítico como em termos de público, tendo recebido um Emmy e lançado as bases para a segunda temporada, que estreia a 9 de novembro.
A construção de Arcane levou a Riot a reavaliar o seu modelo de produção. Segundo Marc Merrill, cofundador da empresa, o projeto exigiu uma reestruturação das expectativas e estratégias de produção, sem seguir os métodos convencionais da indústria.
Esse alto investimento foi justificado pela dedicação da Riot a uma qualidade visual e narrativa que pudesse atrair tanto os fãs da franquia quanto novos públicos. No entanto, o alto custo também influenciou a decisão de concluir a série após a segunda temporada, embora tenham sido esse o plano inicial.
“As nossas ambições no domínio do entretenimento não mudaram. Nunca tivemos a intenção de funcionar como um estúdio tradicional com prazos tradicionais. O que mudou, à medida que fomos aprendendo mais, foram as expectativas que tínhamos em relação a nós próprios: Percebemos que fazer as coisas bem feitas leva muito mais tempo do que esperávamos inicialmente e, por isso, recalibramos o nosso desenvolvimento, os objetivos de produção e as equipas com isso em mente."