Programador de 24 títulos AAA diz que os teraflops não significam nada
É o novo tema de discussão entre a PS5 e Xbox Series X.
Desde que ontem a Sony revelou que a PlayStation 5 terá 10.28 TFLOPs, contra os 12.16 TFLOPs da Xbox Series X (vê o nosso comparativo PS5 vs Xbox Series X), que não se tem falado de outra coisa na Internet dos videojogos.
Apesar da Xbox Series X ter um número maior, o programador Matt Phillips, que trabalha na indústria há mais de 15 anos e trabalhou em 24 títulos AAA, diz que nunca nenhum colega usou o termo teraflop como uma unidade de medida e que a palavra em si é "totalmente sem sentido".
"Como programador há mais de 15 anos com 24 títulos triple A lançados em todas as máquinas da Nintendo, Microsoft e PlayStation, nem eu nem outra pessoa na minha área alguma vez usamos teraflop como uma unidade de medida de qualquer tipo. Abandonem a palavra, é totalmente sem sentido," comentou Philips no Twitter.
"O que é importante para a qualidade dos jogos em novo hardware: bons devkits, os mais recentes compiladores C++ e de shaders, um excelente leque de ferramentas de CPU e GPU, tempos de iteração rápidos, sem gimmicks," continuou o programador.
Matt Phillips reconhece que ter muita RAM e um GPU / CPU mais recentes certamente ajudam, dependendo do jogo que estás a fazer, mas acredita que "atingimos um tecto para a fidelidade visual vs o tempo / orçamento / pessoal requerido, e ter especificações maiores não vai resolver isto.
Tanto a PS5 como a Xbox Series X serão lançadas no Natal de 2020. Neste momento o tópico mais badalado dos videojogos é a comparação das especificações destas consolas.