FIFA 22 mostrará um VOLTA mais louco e social
A personalização ficou mais importante.
Após as novidades sobre a Hypermotion e como esta tecnologia posicionará FIFA 22 para se tornar no alicerce dos próximos 5 anos da série, a EA Sports já nos mostrou os seus esforços no Modo Carreira, no Pro Clubs e até no FUT, mas agora é a vez do VOLTA ser o alvo das atenções. O propósito para o regresso deste futebol de rua é torná-lo ainda mais social e personalizável, para que qualquer jogador possa sentir diversão e gratificação ao jogar estas acrobáticas partidas de futebol. Richard Walz, Senior Game Designer de VOLTA FOOTBALL, foi a face da EA Sports numa apresentação na qual comentou as diversas novidades e refinamentos feitos a pensar em torná-lo mais social.
Uma das maiores novidades de VOLTA é a funcionalidade "Skill Meter", que te recompensa pelo bom jogo, bons passes, acrobacias e acima de tudo te incentiva a jogar com magia nos pés. Ações como tirar a bola ao adversário ou executar um passe bonito encher esta barra e eis que chegamos à parte realmente curiosa, a EA Sports decidiu que quanto mais enches a barra, maior será o multiplicador e isto significa que um golo poderá valer por 2 ou até 3 golos. A ideia parece ser dinamizar o modo para que seja muito distinto dos outros modos de jogo 11 vs. 11. Uma experiência repleta de adrenalina, mais acrobática e frenética é o que esta "SKill Meter" pretende alcançar.
Além da Skill Meter, a EA Sports apresentou as Signature Abilities, habilidades super especiais e que podem ser ativadas quando a sua respetiva barra está completa. Quando crias o teu avatar VOLTA, poderás escolher uma habilidade focada no poder, velocidade ou agressividade defensiva e a ideia é tornar a experiência mais imprevisível. A sensação é que a EA Sports quer verdadeiramente diferenciar VOLTA do resto de FIFA e tornar a sua experiência com um sabor ainda mais arcada.
Não é à toa que existe o VOLTA Arcade, confrontos menos competitivos e que assumem o tom de "Party Games" para que até o menos habituado dos jogadores possa sentir curiosidade e diversão imediata. Exemplos como Dodgeball, Foot Tennis, Disco Lava, Quick Strike, Wall Ball Elimination, Team Keepaway, Target Gallery e Corner Scramble são uma evidência das novas ambições de diversão descomprometida e até "tonta" que o VOLTA deve providenciar aos jogadores. Desviar dos remates dos adversários, jogar ténis com os pés, depositar bolas nos cantos como principal objetivo, evitar que a equipa adversária toque na bola ou colocar a bola em locais específicos são exemplos de mini jogos que farão do VOLTA Arcade uma experiência familiar e descomprometida.
VOLTA ainda terá as suas temporadas de conteúdos e recompensas, terá muitas das coisas que viste nos dois jogos anteriores, mas a EA Sports também decidiu remover coisas para vincar a personalidade de VOLTA como uma faceta mais simples e imediata da série FIFA. Focada no elemento social e online, com novas mecânicas que tornam mais fácil pegar e jogar este futebol de rua, sem esquecer os mini jogos ARCADE, a EA Sports decidiu remover o modo história e funcionalidades como recrutar jogadores, para que te foques exclusivamente no teu avatar.
De acordo com a EA Sports, "se procuras por uma experiência gameplay rápida, empolgante e focada no online para jogar com os teus amigos, o VOLTA Football é o local para ti."
Estes ajustes, novidades e cortes ajudam a evidenciar a vontade de diferenciar VOLTA, enquanto mostram como a companhia está a tentar encontrar o ponto que deseja para este lado de FIFA. O gameplay que foi partilhado fez-me pensar na série Virtua Tennis da SEGA, uma experiência totalmente Arcade, sem modo história, com imenso foco nos mini jogos e perfeita para pegar e andar, sem pensar muito. VOLTA parece ser o esforço da EA em alcançar algo nesse sentido e poderá resultar de uma forma inesperada.