Passar para o conteúdo principal

Governo dos Estados Unidos vai analisar negócio entre a Microsoft e a Activision Blizzard

Departamento da Justiça não será o responsável pela análise da venda.

O governo dos Estados Unidos da América decidiu investigar o negócio entre a Activision Blizzard King e a Microsoft Gaming.

A Comissão Federal do Comércio, que geralmente trabalha com o Departamento da Justiça nos Estados Unidos para avaliar estes casos, decidiu que será a própria a efetuar uma análise do acordo alcançado entre as duas companhias, avança o Bloomberg.

O negócio ficará concluído em junho de 2023, mas está pendente da habitual análise regulatória para estabelecer se a venda cumpre com as normas e leis da concorrência. Isto é habitual nas aquisições e fusões.

Este anúncio, que abalou a indústria, foi anunciado precisamente num momento em que o governo dos Estados Unidos anunciou que estaria mais atento aos comportamentos das gigantes da tecnologia e movimentos financeiros como aquisições, procurando determinar se estão a respeitar as leis da concorrência ou a ameaçar os mercados onde estão presentes.

Assim que o negócio foi anunciado, diversos analistas disseram de imediato que o governo dos Estados Unidos olharia de perto para ele e assim será, mas todos parecem concordar que os reguladores poderão focar-se num ponto específico, a exclusividade de algumas séries, mais especificamente Call of Duty.

Phil Spencer já comentou que deseja continuar a lançar alguns jogos Activision Blizzard King noutras plataformas e no caso de Call of Duty, o seu desejo não é tirá-lo das consolas PlayStation, uma medida que poderá estar relacionada com esta investigação da CFC.

Lê também