Artista sénior da CD Projekt Red pede desculpa por comentários sobre Assassin's Creed Shadows
Após dizer que desrespeita a cultura japonesa.
Michal Kalisz, artista sénior de armas da CD Projekt Red, emitiu um pedido de desculpas após as suas críticas iniciais ao jogo Assassin's Creed Shadows. Kalisz tinha comentado no X que as críticas dirigidas à Ubisoft e à equipa de desenvolvimento do jogo eram válidas, especialmente no que diz respeito à alegada falta de rigor histórico e ao desrespeito pela cultura japonesa.
Inicialmente, Kalisz escreveu na sua conta X: "As preocupações e críticas em relação a Assassin's Creed Shadows são válidas e, pessoalmente, acho que pode desrespeitar a cultura japonesa com a imprecisão histórica apresentada. As pessoas, especialmente os japoneses, têm todo o direito de se opor a tendências como esta". Este comentário provocou diversas reações, o que levou Kalisz a refletir e a retratar-se.
A 19 de maio, Kalisz emitiu um pedido de desculpas público, afirmando "Apercebi-me de críticas relativamente ao meu recente comentário sobre AC Shadows. Depois de refletir sobre o assunto e de ler as vossas respostas/posts, apercebi-me de que vos devo um pedido de desculpas". Reconheceu que não estava qualificado para fazer declarações sobre este tipo de assuntos e sublinhou a importância de ser mais informado e respeitoso nas suas opiniões. Kalisz também referiu que as críticas que recebeu o ensinaram a estar mais aberto a novas ideias e a não se limitar excessivamente quando se trata de criar novos mundos.
Kalisz concluiu a sua mensagem afirmando que aguarda com expetativa o próximo lançamento da série Assassin's Creed e que o cenário do novo jogo o intriga bastante. No entanto, a sinceridade do seu pedido de desculpas foi questionada, uma vez que bloqueou a sua conta pouco depois de publicar a retratação, impedindo mais opiniões. Esta atitude foi interpretada por alguns como uma resposta à pressão da indústria.
Esta situação revela claramente quais são os limites e as dificuldades enfrentadas pelos criadores na indústria dos videojogos, especialmente quando se trata de exprimir opiniões pessoais sobre o trabalho de outras empresas. As informações sobre este incidente foram originalmente comunicadas pelo site That Park Place.