Skip to main content

Artista sénior da CD Projekt Red pede desculpa por comentários sobre Assassin's Creed Shadows

Após dizer que desrespeita a cultura japonesa.

Image credit: Ubisoft

Michal Kalisz, artista sénior de armas da CD Projekt Red, emitiu um pedido de desculpas após as suas críticas iniciais ao jogo Assassin's Creed Shadows. Kalisz tinha comentado no X que as críticas dirigidas à Ubisoft e à equipa de desenvolvimento do jogo eram válidas, especialmente no que diz respeito à alegada falta de rigor histórico e ao desrespeito pela cultura japonesa.

Inicialmente, Kalisz escreveu na sua conta X: "As preocupações e críticas em relação a Assassin's Creed Shadows são válidas e, pessoalmente, acho que pode desrespeitar a cultura japonesa com a imprecisão histórica apresentada. As pessoas, especialmente os japoneses, têm todo o direito de se opor a tendências como esta". Este comentário provocou diversas reações, o que levou Kalisz a refletir e a retratar-se.

A 19 de maio, Kalisz emitiu um pedido de desculpas público, afirmando "Apercebi-me de críticas relativamente ao meu recente comentário sobre AC Shadows. Depois de refletir sobre o assunto e de ler as vossas respostas/posts, apercebi-me de que vos devo um pedido de desculpas". Reconheceu que não estava qualificado para fazer declarações sobre este tipo de assuntos e sublinhou a importância de ser mais informado e respeitoso nas suas opiniões. Kalisz também referiu que as críticas que recebeu o ensinaram a estar mais aberto a novas ideias e a não se limitar excessivamente quando se trata de criar novos mundos.

Kalisz concluiu a sua mensagem afirmando que aguarda com expetativa o próximo lançamento da série Assassin's Creed e que o cenário do novo jogo o intriga bastante. No entanto, a sinceridade do seu pedido de desculpas foi questionada, uma vez que bloqueou a sua conta pouco depois de publicar a retratação, impedindo mais opiniões. Esta atitude foi interpretada por alguns como uma resposta à pressão da indústria.

Esta situação revela claramente quais são os limites e as dificuldades enfrentadas pelos criadores na indústria dos videojogos, especialmente quando se trata de exprimir opiniões pessoais sobre o trabalho de outras empresas. As informações sobre este incidente foram originalmente comunicadas pelo site That Park Place.

Image credit: X

Lê também