Com Astro Bot, a Team Asobi conquistou o respeito de vários estúdios
Muitas até sugeriram usar mais convidados.
Astro Bot está disponível para a PlayStation 5, como um momento de ouro em 2024 que permitirá a qualquer jogador bailar um autêntico hino à alegria que confere imenso brilho a esta nossa indústria dos videojogos.
Antes do lançamento do jogo, a convite da PlayStation Portugal, tivemos a oportunidade de falar com Jamie Smith, diretor de animação na Team Asobi, que nos falou apaixonadamente deste projeto, e como trabalharam com a PlayStation Studios e parceiras para ter tantos convidados.
Um dos elementos mais intrigantes de Astro Bot são os convidados, mais precisamente como os seus movimentos e ações se revelam uma espécie de easter egg adorável ao ponto de figurarem como uma celebração da história da PlayStation. Foi precisamente sobre isso que perguntei a Smith:
"Primeiro, não sabíamos quantas destas produtoras nos iriam confiar com as suas personagens. Obviamente temos personagens mesmo muito famosas. Começamos de forma pequena, com apenas jogos internos, penso que um dos primeiros estúdios que contactámos foi a Sony Santa Monica sobre God of War e criamos as personagens God of War e depois, gradualmente, expandimos as personagens internas. Após conseguirmos as aprovações first-party, depois pensamos em ver se as produtoras externas nos permitiriam usar as suas personagens".
"Sabíamos que seria uma celebração dos 30 anos da história da PlayStation este ano e pensamos que se pudéssemos usar personagens de todas estas adoradas séries, seria uma fantástica celebração desses 30 anos de história. Um a um, fomos perguntando às companhias, depois fazíamos as animações e as personagens e depois de as mostrar diziam ‘sim, está fantástico’ e até podiam dizer ‘porque não usam outra personagem?’"
"A Konami, por exemplo, disseram ‘ok, podem usar Castlevania’, e depois disseram ‘porque não usam Metal Gear Solid?’, entendes? As companhias começaram a sugerir usar mais personagens quando começamos a ganhar a sua confiança. Basicamente, foi um efeito bola de neve, começamos pequeno e depois foi ficando maior e maior, e agora temos 150 destas personagens muito famosas e adoradas no nosso jogo."
Mesmo com uma quantidade tão grande quanto 150 personagens convidadas, fica sempre a questão se alguém ficou de fora, mas Smith assegura que não:
"Metemos tudo o que conseguimos, tudo para o qual tivemos tempo. Ao jogar o jogo, vês que representamos muitas séries famosas da PlayStation. Em Playroom, ficou muito de fora porque não tivemos tempo, mas em Astro Bot sinto que metemos tudo o que possivelmente conseguimos e está absolutamente repleto de personagens e dessa celebração dos 30 anos da PlayStation."
Astro Bot está disponível para a PS5 e podes ler mais aqui sobre o jogo.