As consolas têm os dias contados
Segundo o produtor de Final Fantasy 16.
As consolas e as guerras geradas à sua volta têm os dias contados, acredita o produtor de Final Fantasy 16, Naoki Yoshida.
Numa recente entrevista, Yoshida comentou que imagina um futuro no qual as consolas desaparecem e a nuvem toma conta da indústria, para unir todos os jogadores numa só plataforma e permitir um acesso ainda mais fácil aos títulos que são desenvolvidos.
Yoshida diz que no futuro, os videojogos pela nuvem estarão ao alcance de todos os jogadores e sem espaço para títulos exclusivos, as guerras de consolas vão desaparecer, todos os gamers estarão unidos na sua paixão comum pelo meio.
O produtor de Final Fantasy 16 acredita que teremos mais uma geração de consolas e depois disso, dentro de 10 anos, a transição para a nuvem ficará completa e deixarás de precisar de equipamento físico para aceder aos jogos, como acontece atualmente.
Naoki Yoshida diz que jogos exclusivos despertam guerras e que tudo poderia acabar já nesta geração, mas acredita que a pandemia COVID-19 interferiu com a evolução da tecnologia necessária para alcançar este futuro.
Especialmente porque lançar todos os jogos numa só plataforma significa que todos os gamers podem ter acesso ao jogo, o que agradará aos jogadores e aos criadores. Ao lançar o jogo apenas para uma plataforma, acedida através da nuvem, os estúdios poupariam imenso esforço e tempo de otimização para os vários tipos de hardware.