As melhores Bandas Sonoras de 2015
Os sons que nos contagiaram além dos jogos.
Uma das categorias que mais nos fascina nos videojogos, é mesmo a banda sonora de cada um. É um daqueles elementos com a capacidade para perdurar muito além da experiência que temos com o jogo. Frequentemente, é uma forma de prolongarmos o nosso contacto com aquele jogo que adorámos jogar. Tal como na indústria cinematográfica, também os videojogos já desfrutam de compositores consagrados, cujos trabalhos partilham um traço ou estilo característicos. Outros compositores partilham os dois mundos e conferem aos videojogos um crescente papel no seu portefólio. Para consagrar os trabalhos que mais nos fascinaram durante este actual ano de 2015, decidimos elaborar uma lista onde apresentamos as Bandas Sonoras que Mais nos Espantaram em 2015.
De todos os cantos do mundo, os videojogos ostentam bandas sonoras de incrível qualidade e se trabalhos como os de Jack Hall em Call of Duty: Black Ops 3, conhecido também pelo seu talento na série Mass Effect, rivalizam com qualquer grande produção de Hollywood, os esforços de Jason Greaves em The Order : 1886 ou Bobby Tahouri em Rise of the Tomb Raider mostram bem a envergadura que esta componente alcançou ao longo deste ano.
Escolhemos para esta lista, 10 trabalhos que acreditamos estarem entre os mais poderosos, com maior capacidade para arrepiar a pele, e nos deixar emocionados. Aquelas dez bandas sonoras que nos deixam com maior vontade de jogar os jogos e de para eles voltar, mesmo depois de os termos terminado. Existem vários nomes conhecidos, que repetem anualmente as suas façanhas, existem nomes que estão a trabalhar para séries televisivas de elevado perfil, mas que também estão na indústria dos videojogos, e existem os nomes de sempre.
Sempre que um jogo é lançado e nos capta os ouvidos, procuramos sempre conhecer mais da sua banda sonora, do seu compositor, do seu trajecto e que tipo de impacto tem na experiência do jogo. Especialmente deliciosos, são, como referido, os casos em que compramos a banda sonora para nos acompanhar no dia-a-dia, nas caminhadas, no caminho do trabalho, ou até numa sessão de treino.
Existem imensos trabalhos de elevada qualidade, como o caso da banda sonora de Austin Wintory em Assassin's Creed: Syndicate, e a tarefa não foi fácil mas tivemos que escolher alguns, deixando aqui estas três menções honrosas. Existem muitos trabalhos que podem primar por uma ou duas composições mas tentamos referir as que no geral revelam mais firmeza entre as diferentes peças. Tentamos também encontrar algumas sonoridades diferentes, irreverentes até, que simplesmente nos contagiaram demasiado ao longo de 2015.