As vendas de jogos digitais PS5 no Japão estão a ser subestimadas, diz analista
Representam mais de 50% das vendas em muitos casos.
O analista Daniel Ahmad da Niko Partners avisa que as pessoas nos fóruns estão a subestimar a popularidade do formato digital no Japão, que representa uma maior percentagem das vendas nos jogos PlayStation do que muitos acreditam.
Muitos acreditam que, ao contrário do resto do mundo, os fãs japoneses da PlayStation não aderiram com a mesma força ao digital, mas Ahmad diz que não é bem assim e que olhar para as listas físicas de vendas não representa toda a realidade na venda de jogos.
Questionado sobre a queda de vendas que as consolas PlayStation estão a registar no Japão, ao longo da última década, o que está a gerar uma grande diferença na venda de jogos físicos e consolas, algo que não pode ser explicado pelo formato digital, Ahmad disse que não é bem assim.
“Existem numerosas razões para isto. Para começar, acredito que o digital é subestimado no Japão e estamos a ver percentagens superiores ao que, no geral, é aceite em fóruns gaming entusiastas como este,” disse Ahmad.
“Segundo, estamos a ver o gaming free to play a crescer imenso nas consolas desde o começo da geração PS5, os jogadores jogam os mesmos jogos durante mais tempo. Dito isto, com o crescimento do gaming nas consolas na China, existe a procura por consolas sem bloqueio de região sem modificações, e o Japão e Hong Kong tornaram-se em mercados conhecidos por fornecer hardware e software para a China.”
Questionado se os fóruns entusiastas estão a subestimar a percentagem que o digital representa para os jogos PlayStation no Japão, Ahmad voltou a confirmar.
“Sim. Mas é mais porque o pensamento convencional foi sempre que a percentagem digital é significativamente inferior no Japão em relação ao ocidente. Apesar da percentagem do digital ser realmente inferior, em média, no Japão, estamos num ponto em que muitos jogos têm mais de 50% digital.”
Ahmad diz ainda que isso não aumenta muito o total das vendas, “mas a conclusão geral é que o digital está a crescer no Japão.”