Ascend era uma batota em Zelda: Tears of the Kingdom não planeada para a versão final
Mas acabaram por deixar ficar.
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom está finalmente disponível e na promoção ao lançamento do exclusivo Nintendo Switch, os principais criativos estão a revelar diversas curiosidades sobre o desenvolvimento e planeamento deste aguardado título.
Neste regresso a Hyrule, Link pode usar diversas habilidades e isso representa uma das maiores diferenças para o jogo anterior. Uma delas, Ascend, foi criada como uma ferramenta de desenvolvimento, uma espécie de batota, não planeada para chegar às mãos dos jogadores.
A habilidade que permite a Link ascender e passar por objetos sólidos é muito útil pois permite alcançar plataformas muito elevadas sem depender do vigor limitado do protagonista.
O senhor Eiji Aonuma, produtor da série, comentou que Ascend é a sua habilidade favorita pois "sou alguém que, sabes, se encontrar uma forma de fazer batota, gosto desse tipo de gameplay. Por isso, assim que tive a habilidade Ascend, realmente procurei por todos os locais diferentes onde a usar."
Hidemaro Fujibayashi, diretor do jogo, acrescentou que "sabes, isso lembra-me, e penso que não partilhámos isto ainda, mas a habilidade Ascend foi na verdade resultado de uma funcionalidade debug que temos no jogo."
De acordo com o senhor Fujibayashi, quando a equipa estava a explorar as cavernas, usavam a habilidade para voltar à superfície e acabaram por pensar que seria algo utilizável no jogo, uma vez que o senhor Aonuma dizia que "é aborrecido regressar".
Uma vez que ambos concordaram que fazer batota pode ser bem divertido, decidiram manter a funcionalidade para os jogadores e acreditam que muitos agradecem a sua existência.