Passar para o conteúdo principal

Asian Games 2022 terá medalhas para eSports

Será que os jogos podem ser considerado um desporto?

Os eSports vão fazer parte dos Asian Games de 2022, que vão decorrer em Hangzhou, na China. O anúncio foi feito ontem pelo Olympic Council of Asia, que quer entregar medalhas para este tipo de desporto que tem vindo a ganhar mais relevância a cada ano, chegando a encher estádios inteiros.

Será que os eSports vão fazer parte dos Jogos Olímpicos no futuro?

Já no próximo ano, na 18ª edição dos Asian Games que vai decorrer em Jakarta e Palembang (Indonésia), os eSports serão incluídos como um desporto de demonstração, ou seja, ainda sem medalhas.

Os eSports também já foram adicionados à 5ª edição do OCA Asian Indoor e Martial Arts Games (AIMAG). Nesta edição vão decorrer torneios de FIFA 17 e de jogos do género MOBA (multiplayer online battle arena) e RTS (real time strategy).

Esta aposta nos eSports faz parte de uma parceria estratégica com a Alisports of China, uma divisão do Alibaba, conhecido por ser o eBay chinês. A Alisports of China vai patrocinar o evento e claramente está interessada no crescimento dos eSports.

A inclusão dos eSports nos Asian Games vem apimentar a discussão da possibilidade deste desporto aparecer nos Jogos Olímpicos. Para os jogos Olímpicos de 2020, que vão decorrer em Tóquio, foram aprovadas cinco desportos adicionais: Baseball / Softball, Karate, Skateboarding, Sport Climbing e Surfing.

Lê também