Assassin's Creed Shadows combina respeito pela cultura e liberdade artística
Ubisoft está confiante no jogo.
Assassin's Creed Shadows traz finalmente a popular saga da Ubisoft ao Japão feudal, algo muito pedido pelos fãs, mas a reação dos jogadores não foi inteiramente positiva. As indignações são maioritariamente dirigidas ao duo protagonista, Naoe e Yasuke, e a uma alegada injeção de "DEI".
Numa entrevista recente ao eurogamer.net, o diretor de arte do jogo, Thierry Dansereau, revelou algumas informações sobre o processo criativo por trás do jogo: para além de afirmar que esta visibilidade que o jogo está a ter é muito boa, acrescenta que estão a fazer escolhas criativas por se tratar de um videojogo.
“Trabalhámos com muitos especialistas, para compreendermos bem o período de tempo”, diz o diretor de arte. “Fizemos muito do nosso próprio trabalho para nos certificarmos de que retratamos este mundo de uma forma respeitosa, ao mesmo tempo que satisfazemos as necessidades do jogo e o tornamos divertido.”
“Trabalhámos com os estúdios de Osaka e Tóquio [que atuaram] como consultores, um dos seus diretores de arte está envolvido e a fazer investigação no terreno. Fomos lá, fizemos também uma visita de estudo e temos especialistas japoneses a viver no Japão. Eles foram essenciais para analisar os nossos ativos, jogar o jogo e dar-nos feedback.”
Assim sendo, a Ubisoft parece empenhada em misturar respeito pela cultura ao mesmo tempo que toma algumas liberdades criativas para tornar a aventura mais entusiasmante.
“Prestámos muita atenção para respeitar o mais possível a cultura japonesa, mas as escolhas criativas são feitas por nós, com base em todas as discussões que tivemos com o nosso próprio grupo de especialistas. Estamos confiantes quanto à forma como o jogo será recebido”.
Assassin's Creed Shadows será lançado a 12 de novembro na PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.