Passar para o conteúdo principal

Os céus de Assassin's Creed Shadows serão mais realistas do que nunca

Meteorologia dinâmica.

Crédito da imagem: Ubisoft

Assassin's Creed Shadows é o próximo grande lançamento da Ubisoft e marca a estreia da popular franquia numa época histórica muito requisitada: o Japão feudal.

E um dos pontos em que a Ubisoft parece ter-se focado minuciosamente são os céus do jogo, graças a uma nova ferramenta no motor do jogo Anvil - chamada Atmos - que permite simular o clima de forma realista. Num artigo do VG247, o estúdio revelou como esta tecnologia foi utilizada e quais os seus objetivos.

“Do ponto de vista artístico, o céu representa um elemento visual importante que contribui muito para a qualidade visual percebida e para o nível de imersão”, explica Thierry Dansereau, diretor de arte, quando questionado sobre o porquê de tanto esforço para que o Anvil criasse nuvens realistas e verosímeis. “Ter nuvens com formas e comportamentos realistas foi importante para apoiar as nossas ambições de um mundo dinâmico e em constante transformação.”

No mesmo artigo é explicado que toda a meteorologia é simulada, com nuvens dinâmicas que evoluem com o tempo, e ainda precipitação, vento, relâmpagos e acumulação de humidade no chão.

O tempo pode ainda afetar o gameplay; por exemplo, durante uma tempestade, os NPCs têm mais dificuldade em detetar o jogador por causa do ruído e da visibilidade reduzida.

Shadows é o primeiro jogo Assassin's Creed a apresentar um ciclo sazonal adequado, levando-nos por todas as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. O Atmos é capaz de calcular a humidade, a temperatura e a densidade do vapor de água no ar para exibir o clima e a estação corretos.

Assassin's Creed Shadows chega a 12 de novembro ao PC, Xbox Series e PS5.

Lê também