Assassin’s Creed Shadows vai reiniciar a narrativa na era moderna
A Ubisoft quer mexer novamente nesse lado da série.
A série Assassin’s Creed da Ubisoft transporta os jogadores para uma fantasia inspirada por acontecimentos históricos, na qual jogas uma experiência que decorre no passado, apoiada por uma narrativa na era moderna. Ao longo dos anos, essa vertente da série passou por diversas mudanças e Shadows vai novamente mexer com as coisas.
Marc-Alexis Coté, diretor da série, acredita que após o final do arco de Desmond Miles, a série teve dificuldades em manter o interesse pela narrativa na era moderna, algo que esperam mudar com este novo jogo que estão a desenvolver.
“Quando a série Assassin’s Creed foi criada, introduziu uma inovadora e arrojada estrutura narrativa, um arco na era moderna centrado em Desmond conectado a aventuras históricas. A jornada de Desmond estava no centro do conflito moderno pela pesquisa dos poderosos artefactos Isu, as Peças do Éden, que podiam mudar o rumo da história. No entanto, com a sua morte em Assassin’s Creed 3, enfrentamos uma encruzilhada criativa,” disse Coté aos nossos colegas do Eurogamer.
O diretor da série confessa que encerrar o arco de Desmond foi uma decisão muito difícil e que “após isso, a história moderna teve dificuldades em encontrar o seu terreno”, especialmente porque focarem-se na procura por artefactos Isu tornou tudo previsível e tirou o foco do conflito entre Templários e Assassinos.
A abordagem tornou-se repetitiva, os fãs perderam o interesse e Coté até diz que após 15 anos de acontecimentos a tornarem tudo demasiado complexo, ficou tudo demasiado complicado para novos fãs e até para alguns veteranos.
Segundo diz, isto motivou a Ubisoft a apostar em narrativas na era moderna que vão realçar as narrativas históricas, que voltam aos temas na origem da franquia, para uma maior simbiose entre as duas vertentes dos jogos. Assassin’s Creed Shadows será o primeiro jogo desta nova era da série.