Auscultadores Trust GXT 491 Fayzo Wireless - Um dispositivo para todos os orçamentos
Desta vez, com Bluetooth!
Ao longo dos últimos meses, tenho tido a oportunidade de analisar vários produtos da Trust, uma marca que consegue de forma exímia caminhar a linha periclitante entre criar produtos de grande qualidade, mas estabelecer preços razoáveis para todos os tipos de utilizadores.
No passado, analisei os Auscultadores GXT 490 FAYZO, que apelidei de uma boa opção low-cost (um veredito que continuo a defender). Na altura, um dos "defeitos" que apontei aos headphones foi a ausência de Bluetooth, o que é de facto desapontante uma vez que obriga a que o cabo esteja sempre atrelado e automaticamente impede os auscultadores de ser usado com alguns dispositivos.
E parece que a Trust ouviu as minhas preces. A marca lançou recentemente os novos GXT 491 Fayzo Wireless, que funcionam como uma versão melhorada e corrigida dos auscultadores mencionados no parágrafo anterior.
Uma versão melhorada dos auscultadores anteriores
De facto, de um ponto de vista visual, ambos parecem-me exatamente iguais (excetuando a cor, pois desta vez foi-nos disponibilizada a versão em branco). Feitos essencialmente de plástico mas ainda assim com uma durabilidade considerável, o seu look é simplista mas eficaz, com algumas características que lhe conferem um grande grau de conforto: as almofadas nas laterais e no topo, juntamente com a capacidade de estender ou encurtar os auscultadores, permitem-lhe um posicionamento perfeito na cabeça.
Em termos estéticos, não podia deixar de destacar os esquemas luminosos presentes em cada um dos lados do dispositivo, que elevam a sua aparência de um sóbrio branco para um espetáculo colorido. Existem apenas 3 esquemas de cores que podes alterar premindo um botão com cores pré-estabelecidas ou, em alternativa, podes simplesmente desativá-los por completo.
Uma estética simples mas eficaz
Tal como o seu irmão mais velho, os auscultadores possuem uma série de botões que permitem de forma rápida e precisa manipular o dispositivo, incluindo desligar/ligar o microfone, controlar o volume do áudio e ainda equilibrar o som entre o teu PC/consola e telemóvel. Estes elementos são essenciais de um ponto de vista de praticalidade, e já não me vejo a utilizar uns auscultadores que não ofereçam este tipo de opções de ajuste.
Até porque o Fayzo é compatível com múltiplas plataformas (como seria de esperar, mais do que a versão anterior que analisei): quer sejas Team PC, PlayStation ou Switch, o Fayzo pode lidar com todos eles, bastando conectá-lo ao teu dispositivo favorito através do dongle USB e/ou conexão Bluetooth. No meu caso específico, apenas pude experimentá-los no PC, Switch e telemóvel, e em todos eles o processo foi simples e intuitivo.
É óbvio que a funcionalidade mais importante num qualquer auscultador é a sua qualidade sonora, algo que nem sempre é fácil explicar por palavras e que será sempre uma questão de preferência pessoal. Neste caso específico, os Fayzo oferecem um som surround virtual 7.1 e drivers de 50 mm, produzindo um áudio com grande nitidez e pujança - quer seja a jogar, a ouvir música ou a pôr-me a par dos mais recentes podcasts, em momento algum senti-me defraudado, e as almofadas conferem ainda um isolamento extra ao som externo.
A qualidade de som não foi descartada
Porém, apesar de não vos poder mostrar a qualidade sonora do dispositivo, o caso dá uma volta de 180º relativamente ao seu microfone. Espelhando a iteração anterior, estes Fayzo possuem igualmente um microfone removível, que podes retirar nos momentos em que o mesmo não está a ser usado. Curiosamente, se a minha memória não me engana, o som não me parece ser tão límpido e profissional como aquele produzido nos auscultadores mais antigos. Continua a ser satisfatório e claro, diria até que competentes em contexto gaming, mas podes ouvir tu mesmo no player que colocámos abaixo:
Assim sendo, como podes ver, tratam-se de uns headphones versáteis, fáceis de utilizar, que respondem às principais preocupações e exigências dos jogadores da atualidade. Para além de tudo, estamos perante um dispositivo que pode chegar às 22 horas de autonomia (mais do que o suficiente até para o gamer mais versado) e, de forma a abraçar a causa ambiental, possui um design eco-friendly feito com 35% de plásticos reciclados.
Ligeiramente mais caros
Como seria de esperar, estas funcionalidades extras - com especial destaque para a tecnologia Bluetooth - acarretam um ligeiro aumento no preço, passando assim a custar cerca de 66 euros, dependendo da loja em que decidires adquiri-los. Ainda assim, este valor fica léguas mais baixo comparativamente a opções semelhantes de outras marcas gaming no mercado, tornando-os assim ideais para aqueles que possuem orçamentos mais baixos.
Em termos qualidade-preço, os Trust GXT 491 Fayzo Wireless oferecem o equilíbrio certo, e é bom ver a Trust a continuar a inovar os seus auscultadores e a aliar num só produto a qualidade de som, a ergonomia e a estética. Fico a aguardar novos lançamentos!
Para mais informações, confere o site oficial da Trust.
Prós: | Contras: |
|
|