Autoridades polacas investigam práticas da PlayStation e Valve
Devido aos preços praticados na PSN e Steam.
A autoridade da concorrência e defesa dos direitos do consumidor na Polónia está a investigar a Valve e a Sony Interactive Entertainment, devido às suas práticas nas lojas digitais Steam e PlayStation Store, respectivamente, que podem estar a prejudicar a concorrência e o consumidor.
As autoridades polacas estão a investigar se a Sony e Valve estão a efetuar práticas que podem resultar no “explorar produtoras e editoras”, aumento dos preços e exclusão de plataformas concorrentes, o que lhes permite total controlo sobre os preços apresentados ao consumidor, com possível impacto negativo para o cliente.
Se a investigação indicar que a Valve e a Sony praticaram medidas que prejudicam os seus consumidores, poderão ser multadas em 10% da sua receita e os gestores que lideraram na implementação de tais práticas também serão multados.
A autoridade polaca faz questão de destacar que cada vez mais os jogadores compram jogos digitais, o que torna mais importante avaliar se estão a ser tomadas medidas que impedem a existência de concorrência e controlo total de preços em bens digitais.