Bandai Namco acredita que a indústria já passou pelo pior
Este será um ano de estabilização.
Arnaud Muller, CEO da Bandai Namco Europe, acredita que a indústria dos videojogos já passou pelo pior e que após um período tumultuoso, com mais de 20 mil pessoas despedidas em dois anos, os sinais de melhoria começam a surgir.
Com a ajuda de jogos como Elden Ring e a sua expansão, Shadow of the Erdtree, a Bandai Namco bateu recordes de vendas e está numa boa posição financeira, mas não vai baixar os braços. Muller diz mesmo que “é para manter este ímpeto enquanto o conseguirmos”.
“Chamaria a 2024 um ano de estabilização. A indústria passou de um crescimento de dois dígitos durante os anos da COVID para alguns dos momentos mais difíceis e o que chamaria de correção de mercado em 2022 e 2023.. O mercado voltará a crescer e os desafios que enfrentamos, enquanto indústria, estão para trás, espero eu.”
“Na Bandai Namco não somos diferentes. Olhamos para o alinhamento que temos para os próximos três a seis anos, até 2030, e obviamente existem imensas oportunidades de crescimento, seja com as nossas propriedades ou de parceiras.”
Muller argumenta que a Bandai Namco é uma companhia muito diferente das suas equivalentes. A diversidade do catálogo e a sua estrutura ajudaram a combater o período turbulento que marcou a indústria.
Segundo diz, não dependem de um ou dois produtos, não dependem apenas dos videojogos. Além da grande quantidade de franquias e parcerias, não investiram tanto nos anos da COVID e foram cuidadosos nas compras ou aquisições. Muller acredita que uma vez que não exageraram nos anos da pandemia, não tiveram uma contra-partida tão elevada.