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Battlefield 3 - Cooperativo

Já jogámos a versão PlayStation 3.

Este ano a guerra pela conquista dos cenários de guerra (desculpem a redundância) está ao rubro, não só pelo potencial dos seus intervenientes, mas também pela constante batalha de marketing e relações públicas dos dois jogos. Algo que já passou para os jogadores, estando literalmente duas fações em cada trincheira. Já devem ter adivinhado do que estou a falar. Battlefield 3 e Call of Duty: Modern Warfare 3.

Algo em comum a estes dois títulos é a aposta forte nos modos multijogador ou de cooperação. No caso do Battlefield 3 o modo história ou campanha está muito escondido, revelada em partes nos trailers dos estúdios DICE. O modo multijogador tem marcado presença nas mais recentes feiras. Depois da E3 ter estado com o modo multijogador no PC, na gamescom tive a oportunidade de experimentar pela primeira vez a versão consolas, nomeadamente a versão PlayStation 3.

O modo escolhido era o cooperativo, que foi revelado durante a conferência da Electronic Arts na Gamescom. O que rapidamente salta à vista é a diferença gráfica perante o poder (dos PC também) que a versão PC debitava. Mas à parte do aspeto gráfico, Battlefield 3 impressiona de muitas formas. De realçar que apesar de falar em menor poder gráfico, o jogo está de longe de ser "fraco", é do melhor que já vi na consola e isto em modo cooperativo online.

O modo cooperativo tem como pano de fundo certas missões e acontecimentos saídos diretamente da campanha, embora não obrigatoriamente ligadas entre si. A missão tinha o nome de "Exfiltration" e tinha outro colega ao meu lado, quer dizer, apenas em modo online, para podemos cumprir com diversos objetivos, que envolvem desde escolta ou até resgatar reféns. Isto sem um único carregamento ou alteração de cena. Pessoalmente estava à espera de podermos competir lado a lado, tinha tudo para resultar.

Por outro lado é compreensível o estúdio DICE optar pelo trabalho distinto das despesas do jogo em cada consola. Como a ligação será por peer-to-peer, cada consola enviará os respetivos dados processados para o outro jogador, não havendo aqui qualquer servidor no meio para suportar as despesas da ligação. Como o ambiente em que experimentamos era mais na verdade uma LAN, não foi ainda possível ver qual o resultado desta escolha pelo estúdio.

Diferente dos modos multijogador online, que usa a escala do cenário como pano de fundo, com recurso a diversos artefatos visuais e de tamanho épico, o modo cooperativo é algo mais pessoal, mais fechado e de táctica. Este formato torna tudo mais pessoal, e a conversa com o nosso colega é vital para o sucesso da missão. Existem momentos calmos, como dentro dos edifícios, com recurso a armas de curto alcance como as caçadeiras, mas também iremos entrar em confronto em ataques mais diretos e de maior número do inimigo.