Battlefield 5 terá micro-transacções apenas para cosméticos
A DICE não comete o erro de Battlefront 2.
A DICE partilhou finalmente o que esperar de Tides of War - o novo sistema vivo de Battlefield 5 que será apresentado no lugar do habitual Premium Pass.
Depois da controvérsia em torno de Star Wars: Battlefront 2, acusado de permitir comprar micro-transacções para facilitar o desafio do gameplay, tornando-se num pay to win, a DICE apostou em implementar micro-transacções cosméticas.
Tides of War apresenta sistemas de monetização e progressão que, tal como prometido, revelam um foco em cosméticos e evitam quaisquer mecânicas que possam ser associadas a pay to win.
Battlefield 5 apresentará dois tipos de moeda in-game, que podem ser ganhas de formas diferentes, mas cujos propósitos são similares.
Segundo revelado pela DICE no site oficial, Tides of War permite ganhar "Company Coins" e "Battlefield Currency".
A "Company Coin" pode ser ganha ao completar missões diárias, missões especiais ou pela progressão na carreira, servindo para comprar melhorias na árvore de habilidades e novo equipamento.
A "Battlefield Currency" pode ser comprada com dinheiro real e apenas pode ser gasta em cosméticos.
No entanto, a DICE revelou que a Battlefield Currency não estará disponível no lançamento e pretende ver os jogadores a usar a Company Coin para conhecerem o sistema de progressão antes de chegar a moeda premium.
É uma boa forma de evitar quaisquer críticas no período de lançamento.
Apesar deste empenho da DICE para afastar as preocupações que pairam após o caso de Battlefront 2, permanecem ainda questões sobre os rácios e quantidade de Company Coin que ganharás e se Battlefield 5 está ajustado para não forçar a moeda premium.
A moeda gratuita de Battlefield 5, a Company Coin, poderá permitir adquirir tudo o que há no jogo, mas se a quantidade recebida for pouca, os jogadores poderão encontrar dificuldades em obter tudo o que querem sem gastar mais dinheiro.
A DICE diz que "o dinheiro real não deve permitir pagar para vencer ou pagar para ter poder", reforçando que apenas poderás comprar itens cosméticos.
A DICE falou ainda do sistema de progressão e dos Class Ranks, que aumentam consoante usas uma classe específica - isto permitirá desbloquear novas armas e Combat Roles.
O estúdio diz que isto permitirá um nível de personalização muito maior e que poderás criar mais loadouts para situações específicas.
Os ranks de veículos e armas aumentam quanto mais usas uma arma ou veículo e quanto maior for o rank, maior será o nível de personalização que terás ao teu alcance.
No entanto, terás de ter em conta um importante factor - precisas gastar Company Coins para obter essas melhorias desbloqueadas ao subir de Rank.
A DICE mencionou ainda os "Chapter Ranks" que dão acesso a "Chapter Rewards" - desafios e recompensas relacionadas com o modo singleplayer, mas dos quais ainda foi revelado pouco.