Passar para o conteúdo principal

Bayonetta 3 existe graças à SEGA e Nintendo

Kamiya espera que seja um grande jogo.

Hideki Kamiya, criador da série Bayonetta da Platinum Games, é constantemente questionado sobre a chegada de mais jogos da série a outras plataformas que não sejam da Nintendo, algo para o qual nem sempre tem paciência, motivando-o a esclarecer o estado em que se encontra a propriedade intelectual.

Através do Twitter, Kamiya explicou quem são os donos da propriedade intelectual, quem tem os direitos sobre cada jogo e falou sobre o que espera para Bayonetta 3, o novo jogo que será lançado em exclusivo na Nintendo Switch.

"Tenho algo que quero dizer a todos. É sobre Bayonetta 3," começou o criador Japonês.

"Somos um estúdio que cria jogos ao assinar contratos com editoras e ao receber fundos delas para cobrir os custos de desenvolvimento. Para Bayonetta 1, assinámos um contrato com a SEGA e recebemos fundos deles, depois apresentámos um design para um jogo e entrámos em produção. Todos os direitos pertencem à SEGA."

Foi assim que Kamiya explicou a todos os fãs da Platinum Games que não conhecem as condições sobre Bayonetta, que a propriedade intelectual pertence à SEGA, que decide o que fazer com ela.

"Na altura, a nossa companhia tinha acabado de ser criada, não estávamos devidamente equipados para o desenvolvimento multi-plataformas, após conversar com a SEGA, decidimos desenvolver o jogo exclusivamente para a Xbox 360. No entanto, após isso, uma das parceiras da SEGA acabou por criar uma versão para a PS3, a pedido da SEGA. Mais recentemente, também decidiram que devia ser criada uma versão Steam, lançada no ano passado. A SEGA detém os direitos de todas estas versões."

Após esclarecer a situação sobre Bayonetta 1, Kamiya passou para o segundo jogo da série, lançado em exclusivo na Wii U (quase a chegar à Switch), que poderá deixar alguns mais confusos, devido ao envolvimento da Nintendo.

"Quando começámos a criar Bayonetta 2, inicialmente recebemos fundos da SEGA para desenvolver o jogo para várias plataformas, mas o projecto ficou parado devido a circunstâncias na SEGA. A Nintendo envolveu-se para continuar a financiar o jogo, permitindo terminá-lo."

"Assim sendo, os direitos pertencem à SEGA e à Nintendo. Os donos decidiram que o jogo deveria ser feito para a Nintendo Wii U," acrescentou Kamiya sobre os direitos de Bayonetta 2.

Ver no Youtube

"A Nintendo também foi simpática ao ponto de financiar uma versão Wii U de Bayo 1 e depois até nos permitiu usar as vozes Japonesas criadas para a versão Wii U na versão PC de Bayo 1. Estou extremamente grato à Nintendo por financiar o jogo e à SEGA por lhes permitir usar a propriedade intelectual Bayonetta."

Depois de falar dos dois primeiros jogos e explicar quem são os donos das propriedades e direitos, Kamiya falou sobre Bayonetta 3, o aguardado novo jogo e que está no centro de muito port-begging.

"Sobre Bayonetta 3, foi decidido desde o início que o jogo seria desenvolvido com financiamento da Nintendo. Sem a sua ajuda, não teríamos sido capazes de iniciar este projecto. Todos os direitos ainda pertencem à SEGA e Nintendo. Os donos decidiram que o jogo devia ser feito para a Switch."

"O desenvolvimento de videojogos é um negócio. Cada companhia tem as suas próprias circunstâncias e estratégias. Por vezes, isso significa que os jogos são desenvolvidos, outras vezes significa que são cancelados. Mas acredito que todas as pessoas envolvidas estão empenhadas em criar a melhor experiência possível. Sei que, pelo menos para mim, é um dos maiores objectivos que tenho quando começo a trabalhar."

Para finalizar, Kamiya voltou a agradecer a possibilidade de desenvolver Bayonetta 3 e o quanto espera que se torne num jogo espantoso.

"Não consigo expressar o quão feliz estou por conseguirmos desenvolver Bayonetta 3 e queremos fazer tudo o que for possível para ser tão bom quanto possível. É tudo o que podemos fazer e essa é a nossa maior missão. Demorou um bocado até a produção de Bayonetta 3 ser confirmada, mas agora que começou, esperamos que se torne num encontro maravilhoso para todos."

Bayonetta 3 é um exclusivo Nintendo Switch que por enquanto ainda não recebeu uma data de lançamento.

Lê também