Ben Mattes mostra-se supreendido com a recepção a POP
E diz que as pessoas não gostam que as produtoras arrisquem.
Numa entrevista à IGN, Ben Mattes revelou-se surpreendido com a relutância que os fãs, programadores e críticos revelaram perante novas ideias criadas com a intenção de "abanar" a indústria e empurrar as coisas em frente.
Para Mattes "esta indústria tem um apetite mais forte pelo familiar do que querem admitir". "Durante anos ouvimos queixas sobre sequelas e companhias que apenas copiam fórmulas já estabelecidas sem se focarem na inovação ou sem correr riscos. Fãs, programadores e críticos em conjunto pareciam ansiosos por novas ideias - novos IP's, grandes inovações - progressão nesta forma de entretenimento e arte que todos amamos".
Mattes continua e revela que "tentámos realmente agarrar este desafio com PoP. Decidimos manter alguns aspectos nucleares fundamentais mas voltar a imaginar tudo o resto, descartando algumas ideias já bem implementadas não só na marca como nos videojogos em geral. E não estávamos sozinhos. A EA correu alguns grandes riscos este ano com novos IP's e inovações - Mirror's Edge e Dead Space, por exemplo".
"O que me surpreende é como são pouco reconhecidos e apreciados estes grandes riscos e tentativas de "abanar" esta indústria e empurrar as coisas em frente. Talvez seja um idealista, mas penso que talvez estivesse à espera de mais algumas palmadinhas nas costas virtuais pelas nossas tentativas de fazer algo novo".
Mattes acredita que cumpriram com o que pretendiam fazer com PoP no entanto admite que a dificuldade poderia ter sido feita de forma diferente. Mattes acredita que "poderiam ter feito um melhor trabalho em oferecer maior desafio a todos os que gostam de completar ou alcançar algo, mais do que viver a experiência".
Quanto ao futuro do jogo, Mattes revela que em breve vamos ter conteúdos adicionais na forma de novas áreas, inimigos, poderes e golpes.