Passar para o conteúdo principal

Bethesda farta da pirataria

Pete Hines fala sobre este problema.

Em entrevista ao blog MTV MUltiplayer, Pete Hines da Bethesda falou sobre a pirataria, como está a afectar os videojogos no PC e como está farto de gastar dinheiro a ajudar quem pirateia jogos.

Curiosamente as palavras de Hines chegam dias após a versão Xbox 360 ter sido lançada na internet mas a pirataria é algo que ainda tem maior prevalência no PC, algo que resulta em sérios problemas para companhias como a Bethesda.

Para Peter Hines, este é provavelmente o maior e mais difícil problema a afectar especificamente os videojogos no PC actualmente. Um dos maiores problemas é mesmo descobrir quem realmente é um pirata. Fallout 3 não irá ter um sistema de protecção como em Spore, o DRM, será algo mais suave pois querem ter alguma protecção para que não andem para aí a piratear os seus jogos. No entanto estão preocupados com os compradores legítimos que chegam a casa e não fazem nada muito intrusivo, apenas querem jogar o seu jogo pelo qual deram o seu dinheiro.

Hines entende as queixas dos utilizadores legítimos, é por isso que não querem nada particularmente intrusivo nos seus produtos. Percebe completamente a perspectiva do comprados legítimo que merece chegar a casa e jogar o seu jogo sem quaisquer complicações ou barreiras a atrapalhar.

No entanto, tratar como se fossem compradores legítimos o maior número de utilizadores tem os seus contras. Torna-se difícil saber quem pagou pelo seu jogo e para a divisão de apoio da companhia é um grande stress. Hines sente-se frustrado porque são várias as vezes em que a resolução para o problema está no facto de que a pessoa tinha uma versão pirata do jogo. É ridícula a quantidade de dinheiro que perdem a apoiar pessoas que não lhes deram nenhum. Falam com outras companhias e estas dizem o mesmo, que por vezes tais situações chegam a 50% do apoio a clientes.

Não há nada pior do que estar a colocar a pessoa numa posição na qual parece que tem que provar que a sua cópia é legítima. Hines esclarece que devem tratar todos de forma igual e pelo meio do processo tentar descobrir se há algo errado.

Fallout 3 tem lançamento marcado para dia 24 de Outubro.

Lê também