Bioware acredita evolução dos RPGs japoneses
Ficaram estagnados durante muito tempo.
Os RPGs nipónicos ficaram um pouco estagnados e por esse motivo não têm vendido tanto quanto antes. Pelo menos essa é a opinião de Greg Zeschuk, da Bioware.
Em entrevista ao site IndustryGamers, Zeschuk disse que, "Os estúdios nipónicos foram muito complacentes durante muito tempo. Continuaram a fazer sempre o mesmo, em em certo sentido, quase que nos abriram as portas a todos nós para entrarmos com o nosso estilo de jogo."
No entanto Zeschuk sabe de antemão que os estúdios nipónicos estão agora de olho nos jogos dos estúdios ocidentais, "Eles agora estão a ver jogos como Fable e Fallout e dizem para eles 'O que é isto?' Penso que ficaram habituados a fazer o mesmo uma e outra vez, e aquilo funcionava. Outro factor a ter em conta é que o mercado japonês está a ficar cada vez mais débil, e o RPG tradicional, muito estruturado da velha escolha já não estava a vender, pelo que penso que no futuro iremos ver algumas mudanças."
A Bioware avisou que a estagnação poderá afectar todo o tipo de companhias. "Todos vão querer estar sempre a inovar e a procurar sempre novas oportunidades para evoluir aquilo que foi feito anteriormente. Qualquer grupo, e não me refiro a nenhum em particular, mas sim a qualquer estúdio ou grupo, ou qualquer país que tenha uma certa estética de desenvolvimento e que não continue a inovar vai acabar por ficar para trás."