BioWare diz que as lições de Anthem foram aplicadas em Dragon Age: The Veilguard
Fracasso de um pode levar ao sucesso de outro.
Numa entrevista recente à revista Edge, John Epler, diretor criativo do próximo Dragon Age: The Veilguard, discutiu as aprendizagens que a BioWare tirou do desenvolvimento de Anthem. O projeto de 2019, um dos mais ambiciosos e dispendiosos da Electronic Arts e da BioWare, foi amplamente criticado e registou um rápido declínio na base de jogadores após o seu lançamento. Informações da entrevista divulgadas pelo 80 Level.
Epler explicou que, apesar dos esforços da equipa em Anthem, o jogo revelou um ponto importante para o estúdio: a importância de se concentrar nos seus pontos fortes. "Nós, na BioWare, sempre fomos conhecidos pela nossa profundidade na narrativa e na interpretação de papéis. Embora esteja orgulhoso de muitos aspetos de Anthem, o jogo concentrou-se em áreas em que não tínhamos tanta experiência", disse Epler. Ele destacou que a experiência com Anthem reforçou a necessidade de se especializar e não se desviar para áreas em que o estúdio não é tão competente.
O diretor sublinha que a principal lição é "saber em que área somos bons e depois aprofundarmo-nos nisso. Não te espalhes demasiado ao tentar fazer demasiadas coisas diferentes". Mencionou também que muitos membros da equipa juntaram-se à BioWare para trabalhar em RPGs para um jogador e orientados para a história.
Em 2021, a BioWare decidiu interromper o desenvolvimento de uma grande reformulação planeada para Anthem, uma decisão que se diz ter sido influenciada pela pandemia de COVID-19.
A entrevista completa com John Epler, que também discute aspetos do novo Dragon Age: The Veilguard, pode ser lida na revista Edge.