Passar para o conteúdo principal

Bioware diz que produtoras devem abandonar a violência e apostar na narrativa

E que devem apostar na narrativa para cativar mais jogadores novos.

Os fundadores da Bioware, Greg Zeschuk e Ray Muzyka, acreditam que os videojogos deveriam deixar de depender da violência e das lutas para atrair mais jogadores. A chave para chamar a atenção de mais pessoas seria aproveitar as vantagens da narrativa deste entretenimento que está a atravessar uma etapa de amadurecimento.

Em entrevista ao site GamesIndustry, Zeschuck disse que, "Na nossa companhia discutimos bastante sobre a necessidade de termos combates como parte da experiência. Será que existem possibilidades de começarmos a separar partes de um jogo para adaptá-lo ao público?"

"Uma coisa é certa, muitos jogadores estão habituados a ter sempre a mesma base jogável durante os últimos dez anos; querem ter momentos de batalhas e de luta. Mas existe outro tipo de público que certamente desfrutariam mais com uma boa história."

Apesar de se tratar de uma aposta arriscada, Zeschuck e Muzyka apontam que esta possível mudança coincide com a etapa de amadurecimento da indústria.

"Estamos num ponto em que iremos presenciar como irão florescer ambientes e géneros de jogos de todo o tipo, e novas formas de caracterização à medida que a industria se move dos primeiros utilizadores para um público geral com vontade de obter dos videjogos a sua ferramenta principal de entretenimento."

Os dois produtores incluem o Project Natal da Microsoft dentro da grande engrenagem que deve levar a indústria para uma nova direcção.

"Pode ser muito útil para explicar uma narrativa através da emoções ou para os jogos mais focados na história. É algo que nos interessa explorar, embora ainda não tenhamos feito nenhum anúncio oficial."

Lê também