Black Ops 2: Xbox 360 ou PlayStation 3?
Aqui fica um vislumbre do frente a frente do Digital Foundry.
É justo que se diga que a Treyarch tem registos desiguais em termos de conversões para multi-plataformas, e isso fica evidente quando comparamos a versão de Call of Duty: Black Ops para a Xbox 360 e PlayStation 3, que foram lançados em 2010. Taxa de frames baixa, baixa resolução dos buffers, e problemas com o online da PSN, dá a impressão que o foco da companhia está diretamente na versão Xbox 360 do jogo, resultando numa experiência frustrante para os donos da PS3. Então e agora com Black Ops 2?
Enquanto estamos aqui a falar, o Tom Morgan do Digital Foundry “está metido de cabeça” nas três versões do jogo, tendo comprado cada uma delas já no lançamento que aconteceu à meia-noite de terça-feira. Uma análise completa está a ser preparada para este fim de semana, mas por enquanto, estamos numa posição de oferecer algumas indicações sobre o que separa as duas versões consolas com base nas nossas captações da campanha single-player.
Em primeiro lugar: Vamos falar sobre a resolução. Desde o lançamento de Modern Warfare, Call of Duty tem um motor de jogo que opera numa configuração sub-HD, e com Black Ops a Treyarch resolveu executar um padrão de 1040x600 com duas vezes mais anti-aliasing (MSAA) na Xbox 360. No entanto, o jogo sofre, infelizmente, uma redução para 960x540 na PlayStation 3.
Essa igualdade na resolução regressou em Modern Warfare 3, a cargo da Infinity Ward, mas isso mudou mais uma vez em Black Ops 2; onde a resolução agora é de 880x720 na Xbox 360 com duas vezes mais anti-aliasing. Isto pode soar de forma má, mas temos que dar os parabéns à Treyarch - pois o sistema de upscaling é extremamente refinado quando visto em movimento. A impressão geral é que esta é a mais nítida versão que já vimos na Xbox 360. Podes comparar isso no visualizador de imagem em abaixo, a imagem da versão para a Xbox 360 geralmente fica perto da versão para PC, que correr numa resolução nativa.
As coisas não são tão impressionantes na PS3. Aqui a base de resolução parece estar muito perto, ainda mais quando iniciamos a contagem de pixeis, que é ligeiramente inferior a 880x720. A PS3 parece usar uma resolução dinâmica, depois de análise a outros frames. É impossível ignorar o blur sobre a parte superior da imagem, porém, pode ser um resultado de uma nova técnica de pós-processamento anti-aliasing aplicada pelo estúdio. A intensidade do filtro é tão pronunciada que, mesmo após o estudo atento de vários frames, é difícil identificar se algum anti-aliasing está a ser aplicado na plataforma da Sony. Alias uma quantidade significativa de detalhes é perdido em toda a imagem, e a suavização das arestas não funciona bem em algumas cenas.
O leitor do Eurogamer.net Damien Dugdale escreveu-nos a pergunta para voltarmos a testar a resolução da PS3, sem que instalemos a atualização 1.02 do jogo, sugerindo que o efeito blur é menor no código original. Aqui está uma imagem com a atualização, que é francamente mais esbatida que a versão sem atualização do jogo. Por isso neste momento, poderás pelo menos jogar o modo campanha com menos efeito blur, por removeres a atualização 1.02 do jogo, mas é claro o mesmo não poderá acontecer no online, que pedirá que instales a atualização. Mas felizmente isto é algo que pode ser resolvido pelo Treyarch.
Também executamos alguns vídeos lado-a-lado através das nossas ferramentas de análise de frame-rate para entender se acontece uma disparidade no desempenho e se ainda existem diferenças entre as duas plataformas para as consolas - historicamente o motor gráfico de COD tem favorecido a Xbox 360 - e isso ficou evidente em Black Ops.
Com Modern Warfare 3 esse buraco ficou mais fechado, mas é seguro dizer que ainda há novamente uma diferença notável de desempenho entre a Xbox 360 e a PlayStation 3, como podes ver no vídeo em baixo que corta as cenas na transversal, e procura medir o frame-rate em áreas onde os motores de renderização são colocados através de uma série de imagens quase-idênticas sobre os nossos testes de esforço.
Nós ainda estamos a trabalhar sobre a jogabilidade da campanha, multiplayer, e também em análises estereoscópicas em 3D, mas acho que a diferença entre as consolas estão muito próximas - especialmente em termos da experiência on-line (embora estas questões sejam um pouco mais alarmantes na PS3).
Na maioria das áreas do jogo, o desempenho da PS3 geralmente é significativamente mais perto dos 60FPS do que era no primeiro jogo, porém efeitos mais intensos de trabalho claramente cobram o seu preço. Curiosamente, descobrimos que a versão para PC parece exigir grande poder do CPU - com problemas até para o PC da Digital Foundry que mostrou falhas executando o jogo em qualquer taxa acima de 30 FPS, independentemente de quais as configurações gráficas ou resoluções que tentamos, algo que vai levar mais tempo para a frente.
Nosso objetivo é ter o nosso artigo completo, mas pode-se recomendar com segurança que a versão para a Xbox 360 de Black Ops 2 está à frente da PS3. Dito isto, a Treyarch deveria superar os bloqueamentos que afetam a experiência na PS3, a diferença entre as duas versões das consolas em termos de desempenho não afetam em nada se estiveres mais interessado no modo multiplayer.
"Apesar de existirem diferenças entre as consolas, é claro que o trabalho na PS3 é um esforço para a Treyarch em relação ao primeiro Black Ops e as questões on-line são mais uma preocupação agora."