Bleszinski: "Japão não deveria ignorar multijogador."
Estúdios devem pensar nisso para agradar ao Ocidente.
Em declarações ao Gamasutra, Cliff Bleszinski da Epic disse que os estúdios Japoneses deveriam abraçar o multijogador se querem ter sucesso perante as audiências Ocidentais.
O homem da Epic não diz que o tem que fazer só porque sim mas pensando em experiências interessantes que podem criar, citando Dark Souls como exemplo.
Para Bleszinski Dark Souls inovou devido aos seus elementos interligados, algo que para ele vai continuar a inspirar estúdios Ocidentais devido à sua experiência interligada.
"O meu conselho para o Japão é que num mercado atualmente baseado no disco, não podes ignorar o multijogador."
"Se vais criar um shooter na terceira pessoa...o facto de Vanquish da Platinum não ter multijogador foi um crime. Essa PI, era muito boa no ser Ocidental, mas a gameplay era fantástica, o estilo...e frequentemente disse oficialmente que se Gears of War é tipo o comboio a carvão do Velho Oeste, então Vanquish é o Comboio Bala, com estilo e tudo."
Bleszinski diz que seria fantástico fazer num modo multijogador as ações que fazemos na campanha, como deslizar pelo chão aos tiros.
Outro título que perdeu uma grande oportunidade de implementar o multijogador foi Shadows of the Damned da Grasshopper, isto segundo Bleszinski.
"O diálogo deixou-me a rir alto, até os sistemas de abrir portas; era um lindo e louco jogo com uma gameplay realmente divertida, mas sem uma experiência multijogador cooperativa."
Bleszinski diz que não teria forçosamente que ser versus pois para ele existem milhões de formas que podiam ser usadas para colocar os jogadores a interagirem uns com os outros.