British Gas diz aos clientes para desligar as consolas "vampiras" e os portáteis
A polémica instalou-se no Reino Unido.
A British Gas aconselhou os seus clientes a verificar os seus dispositivos como consolas, portáteis e TVs, para não os deixar em "stand-by" e poupar algum dinheiro consoante a conta da eletricidade continua a crescer.
O aviso que estes "dispositivos vampiros" estão a sugar energia, mesmo em modo descanso ou em suspensão, o que se torna caro para ti e prejudicial para o planeta surge num momento em que os preços do gás e eletricidade no Reino Unido estão a disparar e estas companhias apresentam lucros incríveis.
Segundo relatam os nossos colegas do Eurogamer no Reino Unido, este aviso está a ser recebido com fortes críticas de clientes que encaram isto como as companhias a passar a culpa das contas elevadas para os clientes.
Através da BBC News, a British Gas partilhou as suas descobertas, onde revela que é possível poupar mais de 150 euros por ano ao desligar estes "dispositivos vampiros" por completo. No entanto, até as suas contas estão a causar polémica.
A British Gas diz que pagas cerca de 30 euros a mais por ano ao deixar a TV em stand-by, enquanto as consolas de jogos podem subir a fatura anual em, pelo menos, 15 euros. A recomendação é comprar tomadas inteligentes ou remover os dispositivos das tomadas.
No entanto, a companhia está a ser acusada de espalhar informações erradas, uma vez que em 2013 a comissão europeia decretou uma TV em stand-by não pode consumir mais de 0.5 Watts por hora. Isto daria algo inferior a 2 euros de poupança na conta anual de eletricidade, muito distante dos 30 euros que a British Gas diz.
Após estas revelações da British Gas sobre os "dispositivos vampiros", os clientes estão furiosos com a tentativa de passar a culpa e ainda por cima justificada com pesquisa totalmente errada.