Bungie enfureceu mais uma vez a comunidade de Destiny
Tudo devido à actualização mais recente.
A Bungie voltou a enfurecer os jogadores mais dedicados de Destiny, deitando por água abaixo a confiança que tinha sido construída desde o lançamento da expansão The Taken King em Setembro.
O que aconteceu desta vez? Tudo está relacionado com a mais recente actualização, mais especificamente com o reequilíbrio dos vários tipos de armas. A Bungie partilhou os detalhes do reequilíbrio a 19 de novembro, várias semanas antes da actualização, e o que aconteceu foi que os detalhes não correspondem as alterações incluídas na actualização.
Nos detalhes da actualização a Bungie prometia aumentos de dano na ordem dos 3, 4 e 7 porcento para os diferentes arquétipos das Auto-Rifles, enquanto as Pulse Rifles teriam reduções de 2, 8 e 9 porcento. A comunidade tinha grandes expectativas para actualização, pois desde Setembro que as Pulse Rifles são as armas dominantes por uma larga margem, não sendo viável usar outras armas nos modos mais competitivos do multijogador.
No entanto, depois da actualização chegar, a comunidade começou a estranhar, pois as Auto-Rifles pareciam praticamente idênticas, sem nenhuma diferença notável no dano. Pouco depois a Bungie actualizou os detalhes da actualização com outras percentagens no aumento e redução do dano, confundido a comunidade. Ontem os detalhes foram actualizados uma segunda vez, pois a primeira correcção feita também não estava correcta.
Depois da segunda correcção aos detalhes da actualização, a redução no dano das Pulse Rifles é afinal muito maior do que anunciado antes, na ordem dos 2.97, 8.17, 10.69 e 14.23 porcento. Por outro lado, o aumento de dano nas Auto-Rifles é muito menor do que anunciado originalmente em novembro, na ordem dos 0.30, 0.78 e 0.04 porcento.
A Bungie tentou explicar na sua actualização semanal como é que partilhou publicamente os detalhes errados da próxima actualização, mas não existe nenhuma explicação satisfatória, até porque o erro foi cometido duas vezes. Aqui está o excerto da explicação Jon Weisnewski, senior designer de Destiny:
"Infelizmente, não tenho uma boa explicação. Gostaria de ter, porque é uma questão válida e penso que vai de encontro ao centro da frustração que muitas pessoas estão a expressar. Falando no papel dos designers do Sandbox, já tínhamos terminado a actualização e estávamos mergulhados na nossa próxima entrega para Destiny. Só depois das alterações terem sido feitas e da comunidade se queixar é que fomos alertados do nosso erro."
"Ontem, em pânico para dar os números reais a toda a gente, rapidamente assumi que tinha cometido o mesmo erro nos números das Pulse Rifles e acabei por estragá-los na revisão que foi publicada (desde então os números das Pulse Rifles foram actualizados para que sejam mais exactos."
O designer afirma que "foi uma jogada desleixada da minha parte, mas não foi maliciosa nem um encobrimento." Apesar da explicação, o caldo já estava entornado. O subreddit de Destiny, uma das principais comunidades do jogo, encheu-se de tópicos negativos, desde títulos sarcásticos como este a pedidos de honestidade e mais transparência da Bungie.
Entre a comunidade, há aqueles que acreditam que a Bungie fez asneiras com a actualização e que agora não quer admitir o erro, principalmente porque as percentagens das Auto-Rifles parecem insignificantes. Este sentimento da comunidade já vem do passado, de outros erros cometidos pela Bungie. Por exemplo, na primeira edição do Iron Banner depois da chegada da expansão, a comunidade queixou-se que os prémios no final das partidas estavam a ser entregues em poucas quantidades. Em resposta, a Bungie disse na actualização semanal dessa semana que tudo estava a funcionar como devido, mas veio a admitir depois que afinal havia um erro que estava a reduzir a entrega de prémios não apenas no Iron Banner mas também nos restantes modos do multijogador. Mas voltando à questão das Auto-Rifles, de acordo com a explicação de Jon Weisnewski, existem vários factores que os jogadores não estão a ter em conta.
"Este sentimento da comunidade já vem do passado, de outros erros cometidos pela Bungie"
"Os números do dano que vocês vêem no jogo não são os números crus com os quais trabalhamos. O número do dano é aumento por vários factores (a actividade, o alvo, o nível de luz, a dificuldade, a precisão, o tipo de dano, etc) e depois mostrado ao jogador em combate como números arredondados numa apresentação limpa da interface do utilizador. Um pequeno ajuste às Auto-Rifles pode não ser suficiente para alterar o número mostrado, mas (isto é um exemplo hipotético) se o dano base mudar de 20 para 20.2, e depois disparares o mesmo dano em todos os fotogramas (a 30 fotogramas por segundo) durante um carregador de 50 balas, tens de facto uma alteração no dano, apesar do número base ainda aparecer como 20 na interface do utilizador."
"Especificamente para o PVP, adicionem dano de precisão e as melhorias que aumentam o impacto nas Auto-Rifles Exóticas e da raid King's Fall, e vão começar a sentir um pouco mais a alteração."
O designer promete que a Bungie vai continuar a analisar os números para conferir se estas percentagens são suficientes para reequilibrar as Auto-Rifles. No entanto, desde o lançamento em Setembro de 2014 que o reequilíbrio das armas de Destiny tem sido uma autêntica montanha-russa. Em Setembro desde ano, a Bungie aumentou o dano das Pulse Rifles, agora, poucos meses depois, aplicou-lhes uma redução de dano considerável. De qualquer modo, vamos estar atentos. Nas próximas semanas deverá ficar claro se esta actualização de reequilíbrio resultou ou não.